O Prêmio Nobel de Física de 2022 foi concedido nesta terça-feira (4) aos pesquisadores Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger, pioneiros da informação quântica.
“O Prêmio Nobel em Física de 2022 foi concedido pelos experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e o pioneirismo na ciência da informação quântica”, informou a Real Academia de Ciências da Suécia.
Os cientistas francês, americano e austríaco lançaram as bases para o futuro da informação e das comunicações, pois seus experimentos sobre o fenômeno denominado “entrelaçamento”, uma espécie de abraço remoto de partículas, abre caminho para computadores poderosos, medições mais precisas e criptografia à prova de hackers.
Na edição passada, a academia sueca homenageou o italiano Giorgio Parisi, o japonês Syukuro Manabe e o alemão Klaus Hasselmann pela “descoberta da interação entre desordens e flutuações em sistemas físicos, de escalas atômicas até planetárias”.
Os três cientistas receberão um diploma, uma medalha de ouro e uma quantia em dinheiro, que neste ano será de cerca de 919 mil euros.
Da AnsaFlash