O primeiro carro feito pela Honda surgiu em 1963 e em menos de 20 anos, a marca japonesa inaugurava sua primeira fábrica nos EUA, em Marysville, Ohio.
Esse foi um marco importante não só para a Honda, mas para o Japão, pois foi a primeira montadora de carros nipônicos a se instalar nos EUA, marcando a “invasão japonesa” do mercado americano.
Agora, passados 40 anos, a Honda marca 30 milhões de carros produzidos em território americano, sendo isso feito não só por Marysville, mas por um total de oito fábricas nos estados do Alabama, Geórgia, Indiana e Ohio.
Bob Schwyn, vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Manufatura da Honda da América, LLC, comenta: “Recentemente comemoramos 40 anos de fabricação de automóveis nos Estados Unidos e atingir esse marco de 30 milhões é o resultado direto de nossos associados, do passado e do presente, que tornaram essa conquista significativa possível”.
Schwyn completa: “Essa conquista reflete o compromisso dos funcionários da Honda em atender nossos clientes, que estimulam nossa criatividade para fabricar produtos de alta qualidade que sabemos que eles vão adorar.”
Atualmente, a Honda produz 12 modelos de carros e picapes das marcas Honda e Acura, além de empregar 17 mil pessoas nos EUA e produzir anualmente 1,3 milhão de veículos.
Ao longo de 40 anos, a Honda investiu nada menos que US$ 16 bilhões em suas operações norte-americanas, mas o volume sobe para US$ 19 bilhões com outras operações.
Isso inclui a produção de aviões, no caso da Honda Jet, da GE Honda Turbofan, de equipamentos de força e de motores para barcos, entre outros.
No total, são 22 mil pessoas associadas com a Honda nos states, consolidando assim uma presença forte na vida dos americanos, especialmente com automóveis, tendo ícones como Accord e Civic, além do CR-V, que marcaram a virada do mercado local.
Atualmente, após 40 anos da primeira japonesa nos states, as marcas do Japão dominam as vendas de automóveis no país.