O número de mortos no terremoto devastador que atingiu a Turquia e a Síria no último dia 6 de fevereiro ultrapassou a marca de 41 mil, enquanto bombeiros buscam por possíveis sobreviventes mais de uma semana após a tragédia.
De acordo com dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (16), a Turquia já contabiliza 38.044 vítimas, e a Síria, 3.688, considerando tanto as áreas sob controle do regime de Bashar al-Assad quanto as zonas rebeldes. Com isso, o número total de mortos chegou a 41.732. As equipes de resgate ainda continuam em busca de possíveis sobreviventes sob os escombros. Hoje, inclusive, duas jovens foram encontradas com vida após mais de 240 horas do primeiro abalo sísmico de 7.8 graus na escala Richter.
Mais cedo, as regiões e províncias autônomas da Itália enviaram 31 contentores e cinco semi-reboques, em valor total superior a 2,86 milhões de euros.
A primeira doação dos territórios italianos embarcou em um navio comercial no porto de Trieste e sua arrecadação foi coordenada pela província autônoma de Trento, em um trabalho conjunto com o Departamento Nacional de Defesa Civil.
O governo da Itália já reiterou sua disposição em contribuir com as operações de resgate na Turquia e, inclusive, enviou aeronaves com medicamentos e material médico, além de equipes de salvamento da Defesa Civil e bombeiros. Um navio com equipamentos para a montagem de um hospital de campanha também foi enviado à Turquia.
“Mais uma vez a Itália se confirma como uma nação de grande espírito baseada na solidariedade”, declarou o ministro da Defesa Civil, Nello Musumeci.
Da AnsaFlash