A vereadora Cida Farias, depois de ouvir o plenário, indicou ao Prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de implantar ciclovias e ciclofaixas no município de Amambai, com o objetivo de trazer segurança e qualidade de vida à população. A indicação inclui a saída para Cel. Sapucaia, Caarapó, Tacuru, Ponta Porã, Juti e Aral Moreira. A indicação foi apresentada na sessão da Câmara desta quinta-feira, dia 23.

De acordo com a vereadora, o investimento em infraestrutura dedicada ao tráfego de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção é essencial. A bicicleta é um veículo de fácil acesso e de baixo custo de manutenção, o que faz com que muitas pessoas a utilizem como meio de transporte principal ou lazer. Além disso, o relevo da cidade de Amambai possibilita o uso sem grande esforço físico.

A estimulação ao uso da bicicleta e de outros veículos alternativos é uma tendência para a redução do trânsito nas cidades e dos problemas relacionados, como acidentes, poluição, engarrafamentos, entre outros. Nesse sentido, a vereadora ressalta que a cidade deve estar preparada para crescer de forma inteligente e sustentável.
A indicação também foi encaminhada para o Governador do Estado de MS, Eduardo Riedel, Presidente Assembleia Legislativa, Deputado Gerson Claro, Deputado Federal, Beto Pereira e para o Secretário de Infraestrutura de Estado de MS, Hélio Peluffo.

Ciclovias e Ciclofaixas

As ciclofaixas são espaços reservados na pista de rolagem, indicados por meio de sinalização, de forma exclusiva aos ciclistas. Já as ciclovias são construídas em locais onde há espaço e estrutura adequados, garantindo um espaço dedicado fisicamente separado da pista de rolagem principal para garantir a segurança dos usuários.

Com a implantação das ciclovias e ciclofaixas, espera-se que o índice de acidentes seja reduzido e que a bicicleta possa ser cada vez mais uma aliada na melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.

Fonte: Redação