“Um pleito que apresentamos no início do governo Lula foi atendido. Estará sendo implantado, já autorizado, portanto, no Município de Amambai, o segundo Distrito Especial da Saúde Indígena em Mato Grosso do Sul”, declarou o deputado estadual Zeca do PT durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa.
O deputado enfatizou que a criação do novo Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) foi uma solicitação feita ao Ministério da Saúde, e que recebeu apoio do deputado federal Vander Loubet, resultando na aprovação da iniciativa.
Zeca ressaltou que, apesar de Mato Grosso do Sul possuir a segunda maior população indígena do país, ficando atrás apenas do Amazonas, o estado contava até então com apenas um DSEI. Ele comparou a situação com a do estado de Mato Grosso, que possui a sexta maior população indígena e conta com quatro DSEIs em funcionamento.
Com a criação do novo DSEI, o deputado explicou que o departamento sediado em Campo Grande ficará responsável pelo atendimento aos indígenas Terenas e Cadiuéus, enquanto o departamento em Amambai atenderá o povo Guaraní Kaiowá.
A iniciativa de criar um segundo DSEI em Mato Grosso do Sul tem como objetivo ampliar e fortalecer o atendimento à saúde indígena no estado, garantindo o acesso a serviços de qualidade e promovendo a valorização e respeito às comunidades indígenas.
Fonte: Redação