Nesta semana, na quarta e quinta-feira (10 e 11), o comandante da  3ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major PM Ryo Sato,  esteve reunido com os membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena da Aldeia Limão Verde e da Aldeia Amambai para alinhar as atividades dos conselhos em parceria com a Polícia Militar visando melhorar o oferecimento do serviço preventivo de segurança pública nos territórios.

Os conselhos são grupos de pessoas da mesma comunidade  que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança em apoio às Policia Militar, Civis e Corpo de Bombeiros. Ou seja, os CCSI são entidade de apoio às instituições de segurança pública e o Comandante da Polícia Militar local é um membro nato, representante da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP que precisa estar próximo para ouvir as demandas e articular em conjunto com os membros as melhores soluções para o controle da violência e da criminalidade nas reservas.

As reuniões ocorreram no barracão comunitário na Aldeia Limão Verde e no barracão do Parque Indígena na Aldeia Amambai (Guapoy). O Major Sato ouviu as necessidades de segurança pública da comunidade, programaram reuniões mensais e trataram sobre a utilização das viaturas do conselho, que foram doadas pela SEJUSP e entregues durante a semana.

Fonte: Assecom 3ºCIPM