A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), órgão vinculado ao Ministério dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana, inicia nesta quarta-feira, 22 de maio, uma agenda de compromissos que se estenderá até sexta-feira, 24 de maio, com visitas às cidades de Dourados e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A agenda inclui reuniões e eventos para discutir questões relacionadas aos povos indígenas e fortalecer a coordenação entre as autoridades locais e federais.
Iniciando na manhã desta quarta-feira (22) em Campo Grande, Wapichana terá uma reunião com a Coordenação Regional (CR) e servidores na CR local. Ainda na capital, Wapichana participará de um encontro com lideranças indígenas e membros do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) no Auditório do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS).
Na quinta-feira (23), a presidenta da FUNAI se reunirá com o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, no Palácio do Governo. Esta reunião contará com a participação da secretaria de Segurança Pública; os deputados Zeca do PT, Pedro Kemp (PT) e Gleice Jane (PT); o secretário da SEJUSP, Antônio Carlos Videira; Dr. Marcus Vinícius Zampieri Sellmann e Dra. Kelly Bernardo Trindade. representantes da Superintendência da Polícia Federal; coronel Renato dos Anjos, comandante da PMMS; Dra. Sulimar, representante da Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Humberto, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC); além de Ronaldo de Albuquerque e Elcio da Silva Julio, representando a Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários.
Ainda na quinta-feira (23), Joenia Wapichana viaja a Dourados, onde ela participará da entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) indígena na Escola Tengatuí Marangatú, na Aldeia Jaguapiru. Em seguida, haverá uma reunião com a Coordenação Regional (CR) de Dourados e Ponta Porã.
Na sexta-feira (24), também em Dourados, Wapichana participará da Assembleia da Aty Guassu, na Aldeia Jaguapiru, um evento que reúne lideranças indígenas para discutir questões que visam as comunidades locais. Por fim, ela retornará a Campo Grande, de onde, na madrugada de sábado (25), fará seu retorno a Brasília-DF.
A comitiva que acompanha Joenia Wapichana em Campo Grande e Dourados inclui Maria Janete Albuquerque de Carvalho, diretora de Proteção Territorial; Lucia Alberta Andrade de Oliveira, diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável; Matheus Antunes de Oliveira, procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE-Funai); Regina Flávia Azevedo Marques e Crizantho Alves Fialho Neto, da Procuradoria Federal Especializada; Ana Paula Sabino, assessora parlamentar; Lohana Chaves, assessora de Comunicação; Elvisclei Polidorio, coordenador regional de Campo Grande; e Felipe Almeida, assistente técnico da diretoria de Proteção Territorial.
Fonte: Grupo A Gazeta