Com o tema “Virtudes Escoteiras”, o Distrito Sul MS realizou entre sexta-feira (15) até domingo (17), o 1º Acampamento Distrital do MS. O evento foi realizado no Clube do Laço de Amambai, onde reuniu grupos escoteiros de Dourados, Amambai e Coronel Sapucaia.

Mesmo com o forte calor, os chefes escoteiros dos grupos Sesquicentenário (Amambai), Laranja Doce (Dourados) e Badocaia (Coronel Sapucaia), não mediram esforços no planejamento e realização das atividades aos participantes de todos os ramos escoteiros, sempre incentivando o consumo de água, momentos de descanso na sombra e alimentação, com frutas e sucos.

1º Acampamento Distrital reúne diversos grupos escoteiros do MS em Amambai
Exército Brasileiro disponibilzou caminhão pipa para amenizar o calor durante atividades (Foto: Luis Benedetti)

Durante todo o evento, uma ambulância do município ficou à disposição no local. Também o 17º Regimento de Cavalaria do Exército garantiu a diversão das crianças e adolescentes, com a disponibilização de um caminhão pipa, na tarde de sexta-feira.

Já um dos pontos altos do acampamento, foi o tradicional “Fogo do Conselho”, atividade noturna, que reúne todos os participantes ao redor de uma fogueira, onde ocorrem momentos de reflexão e pequenas apresentações (esquetes).

1º Acampamento Distrital reúne diversos grupos escoteiros do MS em Amambai
“Fogo do Conselho” foi um dos pontos altos do evento (Foto: Ederson Viegas)

O “Fogo” acontece sempre na última noite e neste evento ocorreram pelo menos 30 apresentações, incluindo músicas, esquetes e palmas escoteiras.

O coordenador distrital, José Antônio Paz, atribuiu o sucesso do primeiro acampamento, à dedicação e o entusiasmo de todos os chefes escoteiros dos grupos participantes e voluntariados que se dispuseram como apoio.

“O Virtudes Escoteiras foi mais do que um evento, foi a celebração da união, do aprendizado e a prática do Espírito Escoteiro em sua essência. Juntos, construímos um espaço de convivência, crescimento e aprendizado, onde cada gesto refletiu o propósito de fazer o melhor possível”, disse.

“Que as virtudes que vivemos neste acampamento – como a lealdade, a solidariedade e a coragem – continuem iluminando nossas jornadas e fortalecendo nosso compromisso com um mundo melhor”, completou o ‘Chefe Zé’, como é conhecido.

1º Acampamento Distrital reúne diversos grupos escoteiros do MS em Amambai
Chefe de tropa do grupo Sesquicentenário, Emerson Mascarenhas, durante instruções (Foto: João Pires)

AS DEZ VIRTUDES ESCOTEIRAS

As virtudes escoteiras são as qualidades morais que os escoteiros devem exercer, derivadas dos artigos da Lei Escoteira. Entre as virtudes escoteiras estão: 1 – Verdade, 2- Lealdade, 3- Altruísmo, 4- Fraternidade, 5- Cortesia, 6- Bondade, 7- Disciplina, 8 – Felicidade, 9- Consciência, 10 – Pureza.

Fonte: João Pires /Estado Notícias