vw id3 gtx performance 1
vw id3 gtx performance 1

A Volkswagen está passando por um momento crítico.

A montadora alemã precisa cortar custos rapidamente para evitar o risco de colapso financeiro e enfrenta incertezas no mercado de veículos elétricos

(EVs).

Enquanto ajustes estratégicos acontecem na América do Norte, incluindo uma troca de liderança, a empresa projeta um futuro renovado para seus modelos elétricos, com promessas de avanços significativos a partir de 2026.

Revisão Completa da Linha Elétrica

Em entrevista no Salão do Automóvel de Los Angeles, Kai Grünitz, chefe de P&D da Volkswagen, revelou que toda a linha de EVs será reformulada

.

A arquitetura Modular Electric Drive (MEB), base de modelos como o ID.4 e o ID. Buzz, passará por melhorias substanciais, incluindo redução de custos das baterias, melhor desempenho e novos recursos.

Além disso, o design será completamente revisado, buscando resgatar a essência histórica da marca.

Grünitz destacou que o conceito ID.2all, apresentado no ano passado, inspirará a estética dos novos modelos, como o próximo Golf. Sob a liderança do designer Andreas Mindt, ex-Bentley, a nova linguagem visual buscará tornar a VW uma marca “amada” novamente.

O ID.2 hatch está previsto para estrear no final de 2025 ou início de 2026, com uma versão GTI também planejada para o mesmo período.

vw id2all 1
vw id2all 1

SUV e Expansão da Linha Híbrida

A Volkswagen confirmou que apresentará um novo SUV baseado na plataforma MEB Entry durante o Salão de Munique, em setembro de 2024.

Este será o segundo modelo dessa nova abordagem estilística e tecnológica. Paralelamente, Grünitz afirmou que a plataforma elétrica Scalable Systems Platform (SSP), que suporta até 1.700 cavalos de potência, será continuamente aprimorada para acomodar uma ampla gama de veículos do grupo VW.

No segmento de combustão, a legislação Euro 7 forçará a marca a reduzir sua linha de motores a combustão, mas aumentará o número de variantes híbridas.

Apesar de ter sido considerada atrasada nesse mercado, o diretor de Relações Públicas da Volkswagen nos EUA, Mark Gilles, argumentou que esse “atraso estratégico” pode trazer benefícios no médio prazo.

A nova geração do Tiguan, por exemplo, chegou sem opções eletrificadas, mas há planos para corrigir isso no futuro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!