Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de bloqueios financeiros da ordem de R$ 1.550.000,00
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 14, a Operação Cooptatus, cumprindo dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande/MS. Além disso, foram realizados bloqueios financeiros no valor de R$ 1.550.000,00, conforme ordem da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. A operação visa desarticular uma associação criminosa envolvida com o crime de descaminho, prática ilegal relacionada ao tráfico de mercadorias.
As investigações revelaram que um grupo de indivíduos estava realizando a importação irregular de mercadorias provenientes do Paraguai, destinadas a um estabelecimento comercial em Campo Grande. O comerciante envolvido na operação mascarava a origem ilícita dos produtos, vendendo-os com aparência legítima.
Outro ponto relevante é que o comerciante recrutava servidores da segurança pública para transportar as mercadorias, com o intuito de minimizar o risco de fiscalização e facilitar o sucesso das atividades criminosas. O uso de autoridades no transporte das cargas visava reduzir a vigilância e aumentar as chances de êxito nas operações ilícitas.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu dois veículos de luxo e celulares, que serão analisados para reunir mais provas sobre a rede criminosa. As investigações continuam, com o intuito de identificar outros envolvidos e desmantelar a estrutura ilegal responsável pela prática de descaminho na região.