Se você pensou que a importação de carros chineses diminuiria com o aumento das alíquotas de imposto para a entrada destes veículos, se enganou redondamente.
Nesta quinta-feira (27), o Explorer Nº 1 da BYD, um meganavio ro-ro da montadora chinesa, atracou no cais do Portocel, em Aracruz–ES, trazendo 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan.
Saindo de Nigbo, na província chinesa de Zhejiang, onde fica o quarto maior porto do país, o Explorer Nº 1, movido por GNL (Gás Natural Liquefeito), fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil.
Esse cargueiro da BYD é o primeiro de um total de oito navios do plano inicial divulgado pela montadora para ampliar suas exportações mundo afora.
Com 199,9 m de comprimento e 38 m de largura, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e conta com as mais modernas tecnologias de navegação por GPS.
Sua tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária, sendo um navio versátil e ecológico, já que a propulsão a gás permite que a BYD reduza a pegada de carbono em cálculos como do poço à roda, por exemplo.
Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto, comenta: “A chegada do BYD Explorer Nº 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país”.
Baldy completa: “Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade. Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados em que opera”.
A chegada de mais carros é também uma antecipação da BYD ao segundo reajuste de alíquotas de importação, programado para julho deste ano, garantindo assim estoques para o próximo período. A marca também praticamente dobrou seu estoque de peças no país.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!