Dia Livre de Impostos quer conscientizar sobre o impacto da carga tributária no poder de compra do consumidor
Por Geniffer Valeriano | 24/05/2025 16:53

Eletrodomésticos e outros produtos do dia a dia poderão ser encontrados com preços menores na próxima quinta-feira (29), quando será realizada a 7ª edição do Dia Livre de Impostos em todo o Mato Grosso do Sul.
A 7ª edição do Dia Livre de Impostos acontecerá na próxima quinta-feira (29) em Mato Grosso do Sul, com participação de todas as empresas do Estado. A iniciativa, organizada pela FCDL-MS, visa conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária nos preços. A ação revelará como os impostos afetam diferentes produtos: motos têm 56% de tributos, celulares 62,46%, tênis chegam a 65,71%, e bicicletas ultrapassam 35%. A federação busca estimular o debate sobre um sistema tributário mais justo e melhor retorno em serviços públicos.
De acordo com a FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), todos as empresas do Estado aderiram à ação, que busca conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária no poder de compra do consumidor.
Cada produto possui uma carga tributária diferente. A federação exemplifica que, ao comprar uma moto, o consumidor paga aproximadamente 56% do valor apenas em tributos. No caso das bicicletas, o impacto ultrapassa 35%.
Itens comuns do dia a dia chegam a ter até 62,46% de impostos embutidos no preço, como ocorre com os celulares. Já a tributação sobre pares de tênis pode ser ainda maior, alcançando 65,71%. O peso também é expressivo em produtos como videogames (51,46%), ventiladores e umidificadores (40%) e fritadeiras elétricas (26,25%).
“A proposta do Dia Livre de Impostos é justamente evidenciar esses percentuais e estimular o debate sobre a necessidade de um sistema tributário mais justo, com maior retorno à população por meio de serviços públicos eficientes”, reforça a FCDL-MS.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.