Refinaria pode dobrar capacidade de produção de etanol, farelo, óleo bruto de milho e energia
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autorizou a operação da segunda fase da refinaria Inpasa, em Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, conforme publicação no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (26).
A autorização, registrada sob o nº 114 de 25 de fevereiro de 2025, revoga a anterior (nº 628/2024) e estabelece que a usina pode operar com capacidade de produção de 2.500 m³/dia de etanol hidratado e 2.500 m³/dia de etanol anidro, desde que atenda às normas ambientais e de segurança.
A ampliação da planta permite uma capacidade produtiva anual de 800 milhões de litros de etanol, além da geração de 465 gigawatts-hora de energia elétrica renovável, segundo a empresa. Também são produzidos etanol anidro e hidratado, farelo, óleo bruto de milho e energia, com investimento de R$ 2,3 bilhões, anunciado durante a 1ª edição do MS Day, em agosto de 2024, em São Paulo (SP).
Na construção, foram empregados 2.300 trabalhadores, além da criação de 350 postos de trabalho efetivos com o funcionamento da planta.
A unidade de Sidrolândia é a quarta da Inpasa no Brasil, que já opera em Dourados, Nova Mutum (MT) e Sinop (MT). A empresa também investe em projetos de transição energética no Nordeste, com iniciativas em Balsas (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA).
Veja a íntegra da publicação abaixo:
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.