Em 1975, a Volkswagen usou o Audi 50 para dar ao Golf um irmão menor e assim surgiu o Polo, hatch compacto que passou várias gerações e continua a ser um carro jovem apesar de seus 50 anos de mercado internacional.
Com mais de 20 milhões de carros vendidos, o Volkswagen Polo iniciou a produção em Wolfsburg, surgindo no mercado alemão e europeu como uma opção eficiente, prática e acessível, caracterizada pela agilidade, dirigibilidade e motores econômicos.
Ao longo de seis gerações, o Polo se amadureceu com o Polo II com uma série de melhorias de 1981 em diante, incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados.
Em 1987, a série especial limitada Polo Coupé GT G40 viu a estreia do supercharger tipo scroll, que forneceu mais potência. O Polo III surgiu 1994 e foi um dos primeiros veículos em sua classe com recursos de segurança inovadores, como airbags.
Aqui ele apareceu como Polo Classic, um sedã derivado do Seat Córdoba, em substituição ao Voyage e importado da Argentina. Em 1998, o Polo GTI apareceu na Europa.
Idolatrada por aqui, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção hidráulica e ABS como padrão na Europa.
Longe daqui, o Polo V viu a introdução de uma série de inovações digitais, sendo que, a partir de 2009, sistemas de infoentretenimento e assistência foram adicionados. Também gerou o Polo R WRC, que conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally quatro vezes consecutivas a partir de 2013.
A sexta geração voltou ao Brasil e foi baseada na matriz transversal modular (MQB) com novos padrões em termos de conectividade, segurança e dinâmica de direção. No Brasil, retornou a sigla esportiva GTS e mostrou que poderia ser líder ao substituir o campeão Gol com o Polo Track.
Futuro? Não mais fabricado na Europa, sendo para lá, feito na África do Sul, o Polo seguirá em frente, assim como no Brasil, onde é o campeão de vendas entre os automóveis.
Volkswagen Polo – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!