Desde seu lançamento, em junho de 2023, a Ram Rampage caiu no gosto do público brasileiro.
Primeiro modelo da marca Ram 100% desenvolvido na América do Sul, a picape intermediária – posicionada entre as compactas e as médias – sempre manteve vendas próximas de 2 mil unidades mensais.
Este ano, emplacou 5.259 unidades no primeiro trimestre e é responsável por mais de 80% das vendas brasileiras da marca norte-americana de picapes do Grupo Stellantis (que, além da Ram, reúne as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën).
A Rampage é o trigésimo quarto automóvel mais vendido do Brasil e, entre as picapes, é superada somente por modelos bastante tradicionais no país, como as médias Chevrolet S10 (5.704 unidades), Ford Ranger (7.365) e Toyota Hilux (10.217), as compactas Volkswagen Saveiro (13.304) e Fiat Strada (29.299) e a intermediária Fiat Toro (10.729) – com a qual divide a plataforma sobre monobloco.
Com a entrada em vigor das normas de emissões do Proconve L8, em janeiro deste ano, a picape da marca do carneiro trocou o antigo motor turbodiesel 2.0 Multijet II por uma versão mais evoluída da mesma família, com 2,2 litros.
A mesma mudança ocorreu depois com as versões a diesel dos utilitários esportivos Jeep Compass e Commander e com a picape Toro, todos produzidos no complexo industrial da Stellantis em Goiana (PE).
Não houve alterações externas visíveis na linha 2025 da Rampage, apresentada em dezembro do ano passado.
Lá estão os habituais capô horizontalizado, a frente blocada, a linha de cintura elevada e o aspecto robusto. A picape mantém 5,03 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,77 metro de altura e 2,99 metros de entre-eixos da época do lançamento.
Com o novo motor 2.2 – com sistema de injeção mais eficiente, turbo de geometria variável e coletor de admissão variável –, a potência da Rampage a diesel aumentou de 170 para 200 cavalos e o torque cresceu de 38,8 para 45,9 kgfm.
A aceleração de zero a 100 km/h caiu de 10,9 para 9,9 segundos e a velocidade máxima subiu de 189 para 196 km/h.
De acordo com o Inmetro, a Rampage Rebel faz 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/h na estrada, índices que renderam notas A no segmento e D no geral.
O câmbio automático de 9 marchas permanece o mesmo, mas recebeu ajustes – continuam disponíveis a tração 4×4 on-demand, a reduzida e o controle de descida.
A linha 2025 da Rampage Rebel 2.2 Diesel passou a vir com pneus All Terrain, com carcaça reforçada e escritas laranjas – nas mesmas medidas 235/65 R17 do ano/modelo anterior.
Até a linha 2024, a Rampage Rebel tinha função de versão de entrada da linha a diesel da picape.
Com a chegada da Big Horn, tornou-se a variante intermediária, sempre dentro do bom padrão da Ram em acabamento e equipamentos.
Vem com ar-condicionado duplo, chave presencial, interior com revestimento de bancos, portas, volante e painel em couro preto com pespontos cinzas, freio de estacionamento elétrico e carregador de celular por indução.
O painel digital tem 10,3 polegadas e a tela “wide” da central multimídia tem 12,3 polegadas, com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay.
A segurança é reforçada por câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, sensor de luz e chuva e iluminação full-led com faróis de neblina com função de iluminação em curvas.
A versão traz os recursos de assistência ao motorista (ADAS) como controle de cruzeiro adaptativo com stop&go e frenagem autônoma, monitor de faixa e farol alto automático.
Oferece também o serviço por assinatura Ram Connect, que inclui funções via celular, como acionamento do motor, travamento ou destravamento, localização, assistência de emergência e auxílio à navegação, incluindo informações de trânsito.
Nas configurações com motor turbodiesel, a Rebel, com preço base de R$ 270.990, é posicionada entre a Big Horn (R$ 237.990) e a Laramie (R$ 283.990).
Já com o motor a gasolina 2.0 Hurricane 4 Turbo, de 272 cavalos de potência e 40,7 kgfm de torque, há as variantes Rebel (R$ 270.990), Laramie (R$ 283.990) e R/T (R$ 299.990).
No entanto, o preço base de R$ 270.990 da Rampage Rebel 2.2 Diesel testada vale apenas para a cor sólida Vermelho Flame.
As outras cores disponíveis – as metálicas Azul Patriot, Prata Billet e Maximum Steel, as perolizadas Branco Perola e Sing Grey e a sólida Preto Diamond (a do modelo avaliado) – elevam o preço em R$ 2 mil.
Opcionalmente, é oferecido um “Pack Elite”, presente no modelo testado, que custa R$ 6 mil e agrega banco elétrico do passageiro de 12 vias (oito posições mais lombar), sistema de som de dez alto-falantes com subwoofer da Harman Kardon e luzes ambiente em leds.
Há ainda uma ampla linha de acessórios Mopar para personalização, que vai desde itens singelos como a rede elástica para o banco dianteiro (R$ 90,31) até equipamentos sofisticados como a capota rígida elétrica para a caçamba (R$ 9.771,88) e o estribo elétrico (R$ 12.723,57).
Experiência a bordo – Conforto com estilo
O espaço interno da Ram Rampage é coerente com a categoria de picape intermediária – é maior do que as picapes compactas e menor em comparação às médias. Há boas acomodações para cinco pessoas a bordo, com bancos confortáveis.
A falta de estribo não facilita o acesso aos passageiros de baixa estatura. No habitáculo, os revestimentos em couro pespontado e as superfícies macias nas áreas de contato reforçam a aparência de boa qualidade.
Apesar da proposta mais off-road da versão, a Rampage Rebel passa longe do estilo espartano – guarnições em “black piano” e frisos em metal escovado conferem um aspecto requintado.
O volante multifuncional da Rampage Rebel concentra boa parte dos comandos de uso mais frequente e há vários recursos que podem ser acessados a partir da tela de 12,3 polegadas da central multimídia, que tem GPS integrado.
O isolamento acústico é de padrão superior em relação à média das picapes e há saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos. A caçamba é ampla – leva até 980 litros – e traz um divisor para impedir que os objetos colocados ali fiquem soltos.
A Rampage Rebel tem sensores frontais e traseiros, mas não conta com câmera de 360 graus – recurso que facilitaria a tarefa de estacionar em vagas mais apertadas.
Impressões ao dirigir – Eficiência dinâmica
Na Ram Rampage Rebel 2.2 Diesel modelo 2025, a grande atração é o novo motor. Logo ao pisar no acelerador, é possível perceber a força que a picape entrega, qualquer que seja o giro do motor.
Ultrapassagens ou aclives íngremes são superados com aparente facilidade.
Com o torque extra, o câmbio de 9 marchas faz menos reduções e tem reações rápidas e suaves, rentabiliza bem a força exuberante do motor e transmite percepção de consistência ao “powertrain”.
Tanto na cidade quanto na estrada, os ganhos de velocidade são bem progressivos e consistentes, sendo possível de se manter, sem forçar o conjunto, velocidades de cruzeiro de 120 km/h.
Ultrapassagens podem ser feitas com segurança e sem sustos. O conjunto suspensivo – independente nas quatro rodas com MacPherson na frente e multilink na traseira – proporciona controle correto da carroceria.
Nas curvas em alta velocidade, a rolagem lateral é discreta. Em viagens noturnas, os faróis de leds permitem boa visibilidade.
Nas trilhas, o desempenho da Rampage a diesel já era bom antes e ficou ainda melhor com o motor com 200 cavalos e 45,9 kgfm – potência e torque similares aos das picapes médias, mas movendo um veículo bem mais leve.
O conjunto entrega torque elevado já em giros baixos, ajudando a superar obstáculos no off-road, que quase sempre devem ser transpostos lentamente. As mudanças na distribuição da tração 4×4 on-demand ocorrem discretamente e a reduzida ajuda nas situações mais radicais.
Os pneus todo-terreno Pirelli Scorpion All Terrain Plus 236/65 R17 ficam à vontade para rodar na lama.
A altura livre em relação ao solo de 22,3 centímetros e os ângulos de ataque e saída, de 25,8 graus e 27,5 graus, resolvem a maioria das demandas nas trilhas.
E os obstáculos cotidianos das cidades – crateras e lombadas nas ruas e rampas de garagem mal projetadas – também não são problema.
Ficha técnica – Ram Rampage Rebel 2.2 Diesel
Motor: diesel, dianteiro, transversal, 2.184 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, turbocompressor com geometria variável, intercooler, injeção direta de combustível e acelerador eletrônico
Transmissão: automática de 9 marchas
Tração: 4×4 on-demand com reduzida acionada eletronicamente. Oferece controle de tração
Potência: 200 cavalos a 5.200 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 3 mil giros
Carroceria: picape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares
Dimensões: comprimento de 5,03 metros, com 1,89 metro de largura, 1,78 metro de altura e 2,99 metros de entre-eixos
Suspensão: dianteira independente do tipo MacPherson, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais, traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas
Pneus: 235/65 R17
Freios: discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD, assistente de partida em rampa e controle de descida série
Peso: 1.951 kg
Capacidade da caçamba: 980 litros/1.015 quilos
Tanque de combustível: 60 litros
Preço da versão: R$ 270.990. A cor sólida Preto Diamond do modelo avaliado eleva o preço em R$ 2 mil e o opcional Pack Elite custa R$ 6 mil, totalizando R$ 278.990
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