INSS disponibilizou um novo serviço, chamado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135.
Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar, desde quarta-feira (14), a devolução de descontos indevidos. A solicitação é feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone 135. O novo serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” permite verificar a entidade e os descontos mensais. Notificações sobre débitos foram enviadas a cerca de 9 milhões de segurados. Instabilidades no aplicativo são possíveis devido ao alto número de acessos. O governo estuda parceria com os Correios para atendimento presencial. O aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, requer cadastro com CPF e senha ou acesso via internet banking. Para ativar notificações, o usuário deve acessar o ícone do sino, configurar e permitir as notificações.
O INSS disponibilizou um novo serviço, chamado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite ao segurado verificar o nome da entidade à qual ele está vinculado e que pode estar realizando descontos mensais.
Na terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a receber notificações sobre débitos feitos por entidades e associações. Caso identifiquem descontos não autorizados, os beneficiários podem pedir a devolução diretamente pelos canais digitais ou pelo telefone.
Segundo o órgão, o alto número de acessos pode gerar instabilidades no aplicativo, mas a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do INSS, está monitorando a situação.
Para ampliar o acesso, o governo estuda uma parceria com os Correios, com o objetivo de usar a rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial de segurados que não têm familiaridade com meios digitais.
Como consultar – O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. Após o download, o usuário deve criar uma conta com CPF e senha — dados que também valem para outros serviços do Gov.br.
Outra alternativa é realizar o cadastro via internet banking de bancos conveniados, selecionando a opção “Entrar com seu banco” na página inicial do aplicativo.
Após o login, para ativar as notificações, o segurado deve:
- Clicar no ícone do sino no topo direito;
- Selecionar “Configurar Notificações”;
- Marcar a opção “Permitir notificações”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.