Segundo Biden, encontro vai “fortalecer ainda mais a estreita relação” entre os países – Foto: EPA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que “mal pode esperar” para receber o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Washington, no próximo dia 10 de fevereiro, para “fortalecer ainda mais a estreita relação” entre os países.

A declaração foi divulgada nesta terça-feira (31) pela porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, que confirmou que os dois líderes vão discutir a promoção da democracia. “Durante o encontro na Casa Branca os dois presidentes vão discutir o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e em todo o mundo, especialmente na Cúpula da Democracia em março de 2023″, disse o governo americano.

Além disso, os presidentes também discutirão como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, como o combate à mudança climática, a proteção da segurança alimentar, o incentivo ao desenvolvimento econômico, o fortalecimento da paz e segurança e gestão da migração regional”.

Segundo o governo Biden, o objetivo da viagem do petista a Washington é “fortalecer ainda mais o estreito relacionamento entre os EUA e o Brasil”.

Lula visitará o território norte-americano no próximo dia 10 de fevereiro, na terceira viagem internacional do petista desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Até agora, ele já passou pela Argentina e Uruguai, além de ter planejado idas à China e Portugal nos próximos meses.

Da AnsaFlash