Ao contrário do McDonald’s, a rede de fast food Burger King vem encontrando dificuldades para suspender as operações na Rússia, já que seu parceiro comercial russo se recusou a fechar os estabelecimentos.

A empresa multinacional Restaurant Brands International (RBI), responsável pelo Burger King e pela loja de café e restaurante em cadeia Tim Hortons, detém 15% de uma joint venture com um grupo de investidores liderado por Alexander Kolobov, empresário russo que opera cerca de 800 estabelecimentos da empresa na Rússia.

O presidente internacional do RBI, David Shear, afirmou em carta aos funcionários que a companhia exigiu a suspensão das atividades da rede de fast food no país, mas que Kolobov se “recusou” a acatar a ordem.

“Gostaríamos de suspender todas as operações do Burger King imediatamente na Rússia? Sim. Somos capazes de impor uma suspensão das operações hoje? Não”, escreveu Shear no comunicado.

Muitas corporações estão vinculadas à Rússia por meio de acordos legais. Nesse contexto, diversas companhias encontram a possibilidade de que seus ativos locais sejam nacionalizados e reiniciados sob propriedade russa.

A capacidade suspender operações depende de quantos estabelecimentos de marca as próprias empresas realmente possuem no país, já que muitas operam por modelos de franchising.

“Quando acordos de franquia master e joint ventures são formados, há amplos compromissos com investimentos de longo prazo e responsabilidades para expandir os negócios juntos. Não há cláusulas legais que nos permitam alterar unilateralmente o contrato ou permitir que qualquer um dos parceiros simplesmente vá embora ou anule todo o acordo”, alegou Shear.

Em outra perspectiva, o McDonald’s manteve um modelo de negócios global, comandando diretamente uma quantidade maior de unidades que carrega a marca. A empresa é dona de 84% das cerca de 850 lojas na Rússia.

Fonte: Yahoo!