event_available 28/02/2025 |
access_time 13:22 horas
O Cadastro Único é a principal ferramenta do governo para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social, servindo de base para o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o Cadastro Único (CadÚnico) ficará temporariamente fora do ar – a partir desta sexta-feira (28), até o dia 16 de março. Durante esse período, não será possível realizar novos cadastros nem atualizações no sistema.
O sistema voltará a funcionar no dia 17 de março, com as atualizações e novos cadastros. A interrupção ocorre em todo o país devido à implementação de uma nova plataforma, que trará modernidade e eficiência aos serviços. A suspensão, no entanto, não implica em prejuízo de benefícios.
A atualização busca aprimorar a qualificação dos dados das famílias, a capacitação e as possibilidades de uso pela gestão. “São alterações técnicas, de forma gradual, que vão melhorar o sistema de coleta de dados”, diz a secretária Shirley Zarpelon.
O Cadastro Único é a principal ferramenta do governo para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social, servindo de base para programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
CADÚNICO
O Cadastro Único para Programas Sociais permite que o governo conheça melhor a realidade da população vulnerável ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.
É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.
Para esclarecer dúvidas, a Semas disponibiliza o telefone (67) 98163-0665, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.