Grupo de executivos do mercado asiático mostrou interesse em fechar negócio com projeto da ponte binacional

Na última sexta-feira (11), o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, recebeu representantes de um grupo econômico da China em uma reunião estratégica que reforça o crescente interesse internacional pela Rota Bioceânica.
Um grupo econômico da China visitou Mato Grosso do Sul para explorar oportunidades de investimento ligadas à Rota Bioceânica. A comitiva, composta por executivos de áreas como mineração e turismo, reuniu-se com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, que apresentou detalhes do projeto e setores prioritários para investimentos. A visita reflete o crescente interesse internacional pela rota, que facilita exportações para a China, principal mercado de Mato Grosso do Sul. O encontro é visto como um marco para a internacionalização da economia local.
A comitiva chinesa procurou o Governo de Mato Grosso do Sul com o objetivo de obter mais informações sobre o projeto e identificar possíveis oportunidades de investimento no Estado e ao longo do corredor logístico.
A delegação foi composta pelos executivos Tao Hailang, Charles Lu, Lu Hongbing, Xinxin Liu e Changwen Wu, acompanhados por Edson Kohl Junior e pelo prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra. Também participaram do encontro os secretários-executivos da Semadesc, Rogério Beretta e Esaú Aguiar, além do coordenador Augusto de Castro.
Durante a reunião, Jaime Verruck apresentou um panorama detalhado sobre a Rota Bioceânica, incluindo o cronograma de obras, o estágio atual dos projetos e os setores prioritários para investimentos em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário, o encontro simboliza um avanço concreto no interesse internacional pela rota, especialmente diante da presença de um grupo empresarial atuante em áreas estratégicas como mineração, máquinas e equipamentos agrícolas, turismo e proteína animal.
“O Estado tem se posicionado de forma estratégica em segmentos como floresta, bioenergia e proteínas animais, que apresentam alta viabilidade de exportação para a China por meio da Rota Bioceânica”, destacou Verruck. Ele ressaltou ainda a importância do mercado chinês para Mato Grosso do Sul, responsável por mais da metade das exportações do Estado.
Para o titular da Semadesc, a visita do grupo chinês é um sinal claro de que a Rota Bioceânica está ganhando relevância global. “Esse movimento representa um marco importante para a internacionalização da economia sul-mato-grossense, principalmente após recentes movimentações no cenário econômico internacional”, concluiu.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.