A Guarda Municipal de Dourados (GMD) registrou um marco significativo em 2024, com a prisão de 365 foragidos da justiça. Esse número expressivo reflete os resultados das estratégias de prevenção e patrulhamento intensificadas pela corporação, que contribuem diretamente para a segurança dos patrimônios públicos e da população.

As prisões são frutos de uma combinação de fatores que incluem rondas preventivas em praças, parques, escolas, patrimônios públicos e logradouros, além de fiscalizações de trânsito e ações ambientais. A colaboração entre as forças policiais de Dourados também foi fundamental, com integração e troca de informações que fortaleceram as ações da segurança pública e a resposta rápida no atendimento a população. Além disso, investimentos em infraestrutura e treinamento reforçaram a atuação da Guarda Municipal.

De acordo com dados da Diretoria de Operações, entre os 365 presos em 2024, destacam-se:

  • 217 mandados de prisão cumpridos;
  • 128 pessoas evadidas do sistema penitenciário (semiaberto);
  • 20 mandados de busca e apreensão de adolescentes.

Os crimes associados às prisões incluem violência doméstica, quebras de medidas protetivas, roubo, furto, tráfico de drogas, estupro, embriaguez ao volante e pensão alimentícia.

Resultados Consistentes ao Longo dos Anos Entre 2020 e 2024, a GMD contabilizou a prisão de 1.192 foragidos da justiça, consolidando a Guarda Municipal como um grande apoio as forças policiais da cidade, PM, PC, PRF, PF, Polícia Penal, Perícia Cientifica, etc. Essas ações contribuem para que Dourados se destaque como uma das cidades mais seguras do estado.

Casos recentes reforçam eficácia das ações

No último fim de semana de dezembro, mais quatro foragidos foram capturados:

  • Domingo (30/12): Durante rondas preventivas próximas à Escola Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, uma equipe da GMD abordou um homem de 39 anos em atitude suspeita com uma motocicleta estacionada em local ermo. A verificação revelou um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, expedido pela Comarca de Ponta Porã.
  • Sábado (29/12): No Bairro Jardim Água Boa, um homem de 35 anos, evadido do presídio semiaberto, foi preso em uma região de mata após abordagem preventiva.
  • Sexta-feira (27/12): Um jovem de 24 anos com mandado de prisão em aberto por violência contra a mulher foi capturado no Bairro Jardim Clímax.

Prevenção em Destaque A GMD reforça a importância das ações preventivas e da presença constante nos espaços públicos para garantir maior segurança à população. Com ações planejadas e integração com outras forças de segurança, a instituição segue comprometida em preservar os serviços e patrimônio públicos da cidade, assim com atender como atender com qualidade a população douradense que tem a disposição os telefones 153 e 199 funcionando 24h/dia.