Febraban prevê redução na oferta de crédito devido ao cenário econômico mais desafiador

Com alta dos juros, crédito familiar pode crescer menos em 2025
Cartões de crédito empilhados em mesa. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O crédito para as famílias brasileiras teve crescimento em 2024, mas 2025 deverá registrar uma expansão menor, conforme aponta a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A previsão de crescimento é de 9%, abaixo da alta de 11,9% projetada para 2024. O cenário econômico mais desafiador, com juros elevados, deve impactar a expansão do crédito neste ano.

A alta de 1,7% no mês de dezembro de 2024 resultou em um crescimento total de 10,8% no ano passado. As estimativas para 2025 são baseadas em dados dos principais bancos do país, que representam de 42% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Em 2024, o crédito para Pessoas Físicas foi o principal responsável pelo avanço, com destaque para as linhas de crédito pessoal e financiamento de veículos. A carteira para Pessoas Jurídicas também apresentou crescimento, mas de 9,1%, impulsionado por programas públicos e pela recuperação da carteira com recursos livres.

A Febraban destaca, em nota enviada à imprensa, que o resultado poderia ser maior não fosse o crescimento do mercado de capitais, que tem suprido parte da liquidez necessária às empresas. A divulgação oficial dos dados será feita pelo Banco Central em 27 de janeiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.