Parlamento ucraniano, por sua vez, impôs sanções ao Irã

Kiev emitiu três grandes alertas de ataque aéreo nesta segunda-feira – Foto: ANSA

A Rússia fez uma série de ataques aéreos contra Odessa e Kiev entre a noite deste domingo (28) e esta segunda-feira (29), informam as autoridades ucranianas. Só até a manhã de hoje, foram interceptados 37 mísseis de cruzeiro e 29 drones kamikazes.

Conforme os sites Unian e Ukrinform, danos foram registrados no porto de Odessa, o principal do país e responsável pela maior parte das exportações dos grãos e cereais por meio do Mar Negro. No entanto, as autoridades não confirmaram o que foi destruído.

Já a capital do país teve três amplos alertas de ataque aéreo e ao menos uma pessoa ficou ferida por estilhaços de uma explosão.

“Os médicos retiraram um ferido no distrito de Podil, na capital. Foram fragmentos de um míssil que caíram na estrada”, disse o prefeito local, Vitali Klitschko.

Também nesta segunda-feira, o Parlamento da Ucrânia aprovou a introdução de um novo pacote de sanções, com duração de 50 anos, contra o governo do Irã por fornecimento de drones e armas para bombardeio. São iranianos os equipamentos kamikazes, chamados Shahed, usados há meses pelos russos.

De acordo com a rádio RBC-Ukraine, o texto foi apresentado pela Presidência, com aval de Volodymyr Zelensky e do Conselho de Segurança Nacional, e foi aprovado por 328 deputados. Entre outros pontos, a medida inclui uma proibição total de comércio com o Irã, além de investimentos e transferência de tecnologias.

Também veta a retirada de capitais iranianos da Ucrânia.

Da AnsaFlash