Após um caso de abuso infantil registrado nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Conselho Tutelar de Amambai emitiu uma nota por meio de suas redes sociais, alertando sobre a importância dos cuidados por parte dos pais e responsáveis com as crianças e ressaltando que o órgão está acompanhando e dando suporte para a vítima e sua família.

Entenda o caso

Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, um homem de 26 anos foi preso, acusado de abusar sexualmente de uma criança de 9 anos de idade.

Segundo o boletim de ocorrência, ao ver a criança brincando sozinha, o homem se apresentou como um parente e ofereceu chicletes e bolacha para a criança, pedindo para a mesma o acompanhar até uma construção onde ele estava trabalhando.

Ao perceber o sumiço da criança, amigos e familiares da mesma iniciaram uma busca. Foi quando o irmão da vítima, acompanhado de uma pessoa, avistou o acusado saindo da obra em construção com a menina em uma garupa de uma bicicleta.

Após o exame de delito, foi comprovado que a criança havia sido vítima de abuso sexual.

Nota do Conselho Tutelar

Prezada população, Diante do fato ocorrido na data de ontem, o Conselho Tutelar vem a público reforçar a importância dos cuidados por parte dos pais e responsáveis com as crianças, visando preservar sua segurança e integridade.

Ressaltamos que este órgão foi acionado através de plantão e prontamente acompanhou a vítima e sua genitora, prestando todo o suporte necessário. O Conselho também está requisitando atendimentos essenciais de emergência aos órgãos competentes, garantindo que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para proteger a criança envolvida.

Reforçamos a orientação aos pais para redobrarem a atenção, evitando que seus filhos se desloquem sozinhos para mercados, padarias ou outros locais, mesmo que próximos de casa, e até mesmo que aceite ou converse com estranhos, como forma de prevenir situações de risco. Estamos à disposição para apoiar e proteger nossas crianças e adolescentes. A colaboração de todos é fundamental para um ambiente mais seguro.

Atenciosamente, Conselho Tutelar de Amambai/MS

É importante ressaltar que é fundamental ensinar às crianças, desde cedo, que não devem falar, aceitar nada de estranhos ou acompanhar pessoas desconhecidas, independentemente da situação. Esses cuidados são essenciais para a segurança dos pequenos e para evitar que se envolvam em situações perigosas. Em casos de qualquer suspeita ou emergência, a população pode entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190 ou com a Polícia Civil através do 197 para garantir que medidas imediatas sejam tomadas. A prevenção é a melhor forma de proteger nossas crianças.

Fonte: Amambai Notícias