Presentes e comemorações pelo Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, devem movimentar R$ 384,45 milhões em Mato Grosso do Sul. A estimativa é 1% superior ao valor arrecadado no ano passado, segundo pesquisa realizada pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS) em parceria com o Sebrae/MS.
O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 384,45 milhões em Mato Grosso do Sul, valor 1% superior ao registrado em 2023, segundo pesquisa do IPF/MS e Sebrae/MS. Roupas lideram a preferência dos consumidores (48%), seguidas por calçados, perfumes e cosméticos. Cerca de 49% dos entrevistados planejam presentear, com gasto médio de R$ 273,21, enquanto 51% pretendem comemorar a data, investindo em média R$ 237,64. O Centro da cidade é o local preferido para compras, mas 21% optarão pelo comércio online.
De acordo com o levantamento, 48% dos consumidores pretendem presentear com roupas. Em segundo lugar, empatados, aparecem calçados, perfumes e cosméticos, seguidos por bolsas e acessórios.
A pesquisa ainda mostra que 49,34% dos entrevistados vão presentear seus parceiros, com um gasto médio de R$ 273,21. Já 51,56% pretendem comemorar a data, com gasto médio de R$ 237,64.
A economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira, explica que o percentual de pessoas dispostas a gastar com a data é menor que o registrado em 2024. Segundo ela, 88% dos que disseram que não vão presentear afirmaram não estar em um relacionamento.
O Centro da cidade é o local preferido para as compras, seguido por shoppings, galerias e comércios de bairro. No entanto, 21% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar on-line, enquanto 18% ainda não decidiram.
“Investir em experiências vai ser o diferencial. Embalagens criativas, kits personalizados e brindes simbólicos podem ser boas opções, já que o presente precisa emocionar. Além disso, opções de pagamento facilitadas e uma boa divulgação nas redes sociais, com mensagens que toquem o coração das pessoas, podem fazer a diferença”, orienta o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
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