O prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 20,8 milhões

Apreensão foi na tarde de domingo, 19, na MS-180, município de Japorã – Assecom/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na tarde deste domingo (19), três caminhonetes carregadas com 10.130 quilos de maconha. Dois dos veículos, uma Hilux e uma S10, tinham registro de roubo/furto no estado do Paraná, enquanto a terceira, uma Ford F250, não possuía registro no Brasil. Ninguém foi preso durante a ação.

A abordagem aconteceu na rodovia MS-180, no município de Japorã, quando os policiais realizavam patrulhamento rural. As três caminhonetes seguiam em alta velocidade e receberam ordem de parada, mas os condutores desobedeceram e fugiram. Cerca de dois quilômetros depois, os veículos foram abandonados, e os suspeitos não foram localizados, apesar das buscas na região.

Durante a checagem, constatou-se que a GM S10 havia sido roubada em Terra Roxa (PR) no dia 31 de julho de 2020, enquanto a Toyota Hilux tinha registro de furto em Marialva (PR) no dia 26 de outubro de 2023. As caminhonetes e a droga foram encaminhadas à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 20,8 milhões.

A operação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). O programa busca reforçar o combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região de fronteira.