Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores, subiu 1,74%, aos 129.126 pontos.

Cédulas do dólar, moeda estadunidense utilizada para transações internacionais. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Cédulas do dólar, moeda estadunidense utilizada para transações internacionais. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O dólar à vista fechou em leve alta de 0,05% na sessão desta sexta-feira (22), cotado a R$ 5,8138. O movimento vem após a moeda ter subido 0,75% no dia anterior, quando o mercado norte-americano era negociado a R$ 5,8109. No mesmo dia, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 1,74%, alcançando os 129.126 pontos, após uma queda de 0,99% na véspera, quando fechou em 126.922 pontos.

O cenário no mercado financeiro segue sendo influenciado pelas expectativas em torno do pacote de cortes de gastos do governo federal. A equipe econômica aguarda a aprovação de medidas para conter os gastos públicos, que têm gerado incertezas no mercado.

O anúncio do pacote, que já era esperado há mais de três semanas, foi adiado devido a negociações sobre os ministérios afetados pelos cortes. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o pacote está “fechado” e será divulgado em breve.

Em entrevista no domingo (18) ao canal Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC, Haddad afirmou que o governo aguarda apenas uma resposta final do Ministério da Defesa para finalizar o anúncio.

Além disso, investidores monitoram de perto dados do mercado de trabalho brasileiro, que também impactam o clima econômico. Na mesma entrevista, Haddad comentou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se comprometeu a trabalhar para aprovar as medidas de ajuste fiscal ainda neste ano.

Enquanto isso, o mercado financeiro também reagiu positivamente aos resultados das ações da Petrobras. As ações ordinárias (PETR3) da estatal subiram 5,23%, enquanto as preferenciais (PETR4) tiveram alta de 3,98%.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.