event_available 02/04/2025 |
access_time 13:12 horas
Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadoraacontece de 8 a 10 de abril na Unigran, com debates sobre políticas públicas e saúde ocupacional

Equipe debate Conferência com foco em fortalecer direitos e construir propostas que garantam melhores condições de trabalho e saúde para todas e todos. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 8 a 10 de abril a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento acontecerá no Bloco 10 da Unigran e tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Haverá palestras, debates e formulação de propostas para fortalecer as políticas públicas na área.
O ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS) em Dourados e conselheiro municipal de Saúde, Jhonatan Willian da Silva, destaca a importância do evento, considerando que esta é a primeira conferência específica sobre saúde do trabalhador após dez anos. “Será um marco para discutirmos os impactos da pandemia, as novas relações de trabalho e garantirmos um SUS mais eficiente para todos”, diz, reforçando a importância da participação de toda comunidade douradense, usuários, acadêmicos e classe trabalhadora do município.
Jhonatan, que também coordena a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), agradeceu o apoio da gestão municipal, em especial ao secretário de Saúde Márcio Figueiredo e à equipe técnica da Secretaria.
A Conferência abordará três eixos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; Participação popular e controle social no SUS
A programação inclui palestras com especialistas, como a engenheira de Trabalho Adriana Flores, que fará a palestra magna, e o dr. Marcos Perez, que irá coordenar debates sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador; Mesa Redonda sobre Participação Popular e Controle Social; além de grupos temáticos para discussão de propostas e, por fim, a eleição de delegados para as próximas etapas.
PROTAGONISMO
Jhonatan ressaltou o papel ativo do CMS de Dourados, afirmando que o Conselho trabalha em conjunto com o Executivo para garantir melhor atendimento no SUS na liderança do nosso presidente enfermeiro Genivaldo Dias. “Com 16 conselheiros – representando usuários, gestores, prestadores e trabalhadores – atuamos na deliberação, fiscalização e monitoramento das políticas públicas de saúde”, observa.
A CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, composta por 23 entidades, é um exemplo dessa atuação, promovendo discussões sobre saúde ocupacional e condições de trabalho.
“Esta conferência é fundamental para avançarmos na qualidade do atendimento aos trabalhadores no SUS, desde o agendamento de consultas até o tratamento de doenças ocupacionais. Queremos ouvir as demandas reais dos trabalhadores para melhorar os serviços de saúde específicos para essa população”, destacou Jhonatan Willian da Silva, conselheiro municipal de saúde.
De acordo com ele, o evento vai discutir desde a redução do tempo para marcar exames ocupacionais até a criação de protocolos específicos para atendimento de trabalhadores em postos de saúde. “Os trabalhadores de Dourados precisam ter seus direitos garantidos, com atendimento prioritário para doenças ocupacionais, redução de filas para exames admissionais e periódicos, e programas específicos para cada categoria profissional”, explicou Jhonatan.
A inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura, com 400 vagas disponíveis.
Inscreva-se no link: [cidadao.dourados.ms.gov.br]