event_available 20/02/2025 |
access_time 12:56 horas

Obra vai interligar duas vias parques da cidade, bairros populosos e o centro; investimento conta com recursos da Sudeco e da Prefeitura de Dourados

Obras tiveram início nesta quinta-feira e a previsão é que seja concluído no prazo de 12 meses -Foto: A. Frota

A duplicação de trecho da Rua Azis Rasselém, ao lado do parque Antenor Martins, vai garantir mais fluidez ao trânsito na região oeste de Dourados. A ordem de serviço para início das obras foi autorizada na manhã desta quinta-feira (20) pelo prefeito Marçal Filho. A via tem início no Jardim Tropical, sendo continuação da Avenida Guaicurus, de acesso ao aeroporto e Cidade Universitária, e prossegue em pista dupla até o entroncamento com a rua Joaquim Teixeira Alves, ao lado do Parque do Lago. A partir dali, até a Rua Antônio Emilio de Figueiredo torna-se pista simples, um trecho de mais de 300 metros.

A construção da segunda pista nesse trecho, conforme explica o secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, é uma prioridade do prefeito Marçal Filho para desafogar o trânsito em toda a região oeste da cidade. “Vai dar fluidez ao trânsito, desde o aeroporto, passando pela via parque, até a BR-463, que dá acesso ao Hospital Regional”, ressalta o secretário.

Essa segunda pista a ser construída vai garantir mobilidade para vários bairros, inclusive aqueles que se encontram na região Sul. Vai melhorar o acesso para quem irá seguir para o Jardim Novo Horizonte, Cidade Jardim e adjacências, bem como para o Estrela Porã, Vila Toscana, Roma, assim como o acesso à região da Vila Cachoeirinha e BNH 4º Plano e adjacências, na parte Sul da cidade.

Por ser uma obra que será construída ao lado do córrego Água Boa e nas proximidades do lago do Parque Antenor Martins, o secretário Jorge de Lúcia explica que a equipe de engenharia utilizará a técnica de colchão drenante, solução que terá como principal função a captação e condução de águas do lençol freático e pluviais para local apropriado, no caso o próprio córrego.

Na área da drenagem, a obra irá contar com 494 metros de galeria pluvial de tubos de concreto, 1.002 metros de dreno profundo com tubo poroso de concreto e 22 bocas de lobo, sendo 13 simples, sete duplas e duas triplas. Já a pavimentação abrangerá 9.036 metros quadrados de asfalto, incluindo 40 vagas de estacionamento que serão feitas nas imediações e 968 metros quadrados de ciclovia. A obra incluirá também 2.590 metros quadrados de calçada de passeio público e a ponte sobre a Rua Antônio Emílio de Figueiredo será ampliada, passando a conter nove metros de largura por aproximadamente 28 metros de comprimento.

Concluída a fase da pavimentação asfáltica, conforme o secretário, terá início a construção de uma rotatória no entroncamento com a Rua Antônio Emílio de Figueiredo, uma forma de organizar o trânsito para as duas vias parques naquela região, a que já existe e a que está em construção e previsão de ser concluída no segundo semestre deste ano, bem como para a própria Antônio Emílio, no sentido centro da cidade e Jardim Novo Horizonte.

A obra terá investimento total de R$ 7.550.980,60 e os recursos são da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com contrapartida da prefeitura de Dourados, de R$ 2 milhões. A empresa responsável pela execução dos trabalhos é a Gera-obras, de Dourados, e a previsão é que seja concluído no prazo de 12 meses.