A descentralização do atendimento foi uma grande novidade inserida neste ano, dando mais opções para que pais e responsáveis possam buscar uma vaga para as crianças e adolescentes, com atendimento implementado nas unidades escolares

event_available 13/01/2025 |
access_time 11:52 horas

Central de Matrículas funciona no auditório da Prefeitura – Foto: A. Frota

A primeira semana de pré-matrícula na Rede Municipal de Ensino (Reme) em Dourados alcançou 7.669 inscrições, sem formação de filas, sem sofrimentos dos pais ou responsáveis e com atendimento totalmente humanizado. A maioria dos cadastros foi feita pela Internet, com 5.655 formulários preenchidos online, seguido pela Central de Matrículas que atendeu 1.630 pessoas, e as escolas municipais, com 414 inscrições. “Esses números comprovam que é possível atender bem as pessoas e, ainda assim, garantir que elas tenham acesso a serviços públicos de qualidade”, comemora o prefeito Marçal Filho.

A descentralização do atendimento foi uma grande novidade inserida neste ano, dando mais opções para que pais e responsáveis possam buscar uma vaga para as crianças e adolescentes, com atendimento implementado nas unidades escolares. “Não fazia sentido obrigar os pais a comparecer na Central de Matrículas para garantir a vaga dos seus filhos”, observa o prefeito. “Eram formadas filas enormes, com as pessoas expostas ao sol e sem água potável, ou seja, uma verdadeira tortura”, completa Marçal Filho.

Com as modificações no processo feitas pela gestão atual, o processo conta com mais agilidade e também houve impacto positivo aos pais e responsáveis com um atendimento humanizado. Neste ano, a Central de Matrículas passou a atender no anfiteatro da Prefeitura de Dourados, o que proporcionou mais comodidade para as famílias, num espaço com ar condicionado, água gelada e brinquedoteca para as crianças.

DOCUMENTAÇÃO

No ato da inscrição é preciso que pais e responsáveis escolham três opções de escolas ou Centro de Educação Infantil (Ceim), de forma que a designação saia para onde houver disponibilidade de vaga. A primeira fase de inscrição segue até o dia 17 de janeiro e a designação da escola ou Ceim será divulgada no site da Prefeitura, no dia 19 de janeiro. O responsável pelo aluno também receberá mensagem pelo celular. Já a confirmação da matrícula deve ser feita na unidade escolar, entre os dias 20 e 23 de janeiro.

Para quem não conseguir fazer a inscrição, haverá ainda a oportunidade em uma segunda fase de pré-matrícula, de 20 a 24 de janeiro, com designação da escola ou Ceim no dia 26 e efetivação da matrícula de 27 a 30 de janeiro.

A inscrição de pré-matrícula no site da Prefeitura ( www.dourados.ms.gov.br ) poderá ser feita em qualquer dia e horário. Já de forma presencial na escola ou na Central, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Secretaria de Educação mantém um canal de comunicação via WhatsApp, através do telefone (67) 98163-0661. Nesta primeira semana de ações, o total de rematrículas chegou a 20.479.