Em MS, 94,7 mil contribuintes receberão restituição no primeiro lote
Contribuinte acessando site da Receita Federal, no ano passado (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O primeiro lote de restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2025 contemplará 94.781 contribuintes em Mato Grosso do Sul. O valor a ser pago totaliza R$ 180.403.448,25. A consulta poderá ser feita a partir de amanhã (23), às 9h, no horário de MS.

A Receita Federal paga o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 a 94.781 contribuintes sul-mato-grossenses, totalizando R$ 180,4 milhões. A consulta estará disponível a partir das 9h de amanhã (23) no site ou aplicativo da Receita Federal. O crédito será realizado em 30 de maio. O cronograma prevê cinco lotes, com pagamentos no último dia útil de cada mês, até setembro. Em Mato Grosso do Sul, 375 mil declarações já foram entregues. A Receita espera receber 672 mil até o fim do prazo, em 30 de maio. Contribuintes não incluídos neste lote podem consultar pendências no e-CAC e retificar a declaração. Os valores ficam disponíveis por um ano no Banco do Brasil.

O valor da restituição estará disponível no dia 30 de maio, na conta corrente indicada pelo contribuinte, com a chave Pix do tipo CPF.

Ao todo, serão cinco lotes, com pagamentos sempre no último dia útil de cada mês. O cronograma seguirá até setembro.

Em Mato Grosso do Sul, já foram entregues 390 mil declarações, sendo que 50,4% delas utilizaram a versão pré-preenchida. A expectativa da Receita é que, até 30 de maio, fim do prazo, sejam entregues 672 mil declarações no Estado.

Como consultar – A consulta pode ser feita no site www.gov.br/receitafederal. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar pelo aplicativo da Receita Federal.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e emitir o extrato da declaração. Se verificar qualquer pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um 1 ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito em qualquer conta bancária em nome do contribuinte, por meio do Portal BB ou na Central de Relacionamento do banco, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.