“Agro Horizonte”, realizado pela Globo Rural, terá apresentação de estudo inédito sobre o tema

Os avanços da ciência e da tecnologia tiveram papel significativo no fortalecimento da agropecuária brasileira. Os números atestam essa importância. Entre a safra 1976/77 e a 2023/24, a área de plantio de grãos aumentou 114,2%, passando de 37,3 milhões para 79,9 milhões de hectares, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção cresceu 534,7% nesse intervalo, quando passou de 46,9 milhões para 297,9 milhões de toneladas.

Máquinas maiores e mais precisas, com sensores e telemetria, melhoraram o plantio e a colheita, e a engenharia genética permitiu o desenvolvimento de sementes mais produtivas e resistentes a problemas climáticos. Além disso, ao longo das últimas décadas, o trabalho de campo de pesquisadores e extensionistas levou da teoria à prática técnicas de manejo que visam a conciliar produtividade, renda e sustentabilidade.

E, assim como em outras áreas do conhecimento, o agro está se abrindo para as possibilidades que a ciência e a tecnologia oferecem. A chamada edição genômica permite o desenvolvimento de plantas que expressam diferentes características e funcionalidades – uma soja com teor de óleo mais alto, por exemplo, ou que seja mais bem digerida pelos animais que a consomem como ração.

A inteligência artificial também está ganhando espaço, com a promessa de oferecer novos caminhos para a melhoria de eficiência e a sustentabilidade. Algoritmos recebem “treinamento” e grandes volumes de dados para aumentar a precisão de operações de campo, como o monitoramento de pragas, doenças e condições climáticas, a previsão de safra e até o controle da vegetação, para uso comercial ou benefícios ambientais.

As possibilidades que essas novas ferramentas abrem para o agro brasileiro, que já é uma potência mundial, estarão em debate no “Agro Horizonte”. O evento nasce com a proposta de ser o maior encontro anual sobre inovação agropecuária no país.

O evento vai ocorrer no dia 11 de dezembro, em Brasília, e reunirá produtores rurais, representantes do Ministério da Agricultura, investidores de base tecnológica, grandes indústrias de alimentos e especialistas. Ele pretende estimular o diálogo entre integrantes de todos os elos da cadeia produtiva, fundamental para os negócios sustentáveis no campo.

Em dois painéis, Agro Horizonte vai debater os caminhos do ecossistema de ciência e tecnologia dentro e fora das fazendas. No evento, os participantes vão discutir também as perspectivas para o comércio internacional e terão, ainda, a oportunidade de conhecer um estudo inédito sobre o impacto da inovação no desenvolvimento do agronegócio.

Entre os painelistas confirmados estão a ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina, o líder de inovação da SLC Agrícola, Frederico Logemann, e a vice-presidente da PepsiCo, Suelma Rosa. Agro Horizonte é uma iniciativa de Globo Rural, com patrocínio da Corteva Agriscience.