Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas atualmente há mais de 1 mil vagas de emprego a serem preenchidas
Por Geniffer Valeriano | 28/03/2025 16:39
Mesmo com mais de 1 mil vagas de emprego disponíveis, o comércio de Campo Grande enfrenta dificuldades para preencher os postos de trabalho. Segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a mudança de hábitos após a pandemia e o perfil da chamada “Geração Z” são os principais desafios para a contratação de novos funcionários.
Mesmo com mais de 1 mil vagas de emprego disponíveis, o comércio de Campo Grande enfrenta dificuldades para preencher os postos de trabalho. Segundo a CDL-CG, a mudança de hábitos pós-pandemia e o perfil da Geração Z são os principais desafios. O déficit de mão de obra atinge todos os níveis de qualificação, apesar do setor ter crescido 4,7% em 2024. A pandemia levou muitas trabalhadoras a deixarem o mercado para cuidar dos filhos, e muitas não retornaram. Além disso, jovens da Geração Z mostram pouco interesse por vendas e atendimento, complicando ainda mais a contratação.
O deficit de mão de obra atinge todos os níveis de qualificação. Apesar do setor ter registrado um crescimento de 4,7% em 2024, em comparação ao ano anterior, a escassez de trabalhadores persiste desde a pandemia da covid-19.
“Com a pandemia, que já completa cinco anos, muitas trabalhadoras deixaram o mercado formal para cuidar dos filhos, devido ao fechamento das creches. Grande parte delas não retornou, o que gerou uma lacuna no atendimento do varejo”, explicou o presidente da CDL-CG, Adelaido Vila.
Outro fator apontado para a dificuldade de contratação é a mudança de comportamento das novas gerações. Segundo Adelaido, jovens da Geração Z – nascidos entre 1995 e 2010 ou chamados “nativos digitais” – demonstram pouco interesse por atividades como vendas e atendimento ao cliente.
“Isso torna o cenário ainda mais desafiador. Mesmo com os avanços tecnológicos, a presença humana segue sendo essencial para o crescimento do setor e a manutenção das atividades econômicas”, ressaltou.
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