A Honda já teve uma linha de veículos elétricos projetada especificamente para o mercado chinês, chamada e:N. Atualmente, essa linha inclui os SUVs gêmeos e:NS1/e:NP1 e e:NS2/e:NP2, produzidos por diferentes joint ventures — GAC Honda e Dongfeng Honda. Esses modelos, no entanto, não têm sido bem recebidos.
Os modelos “um”, que possuem versões a gasolina como o Honda Vezel/XR-V, acabaram sendo simples demais para o exigente público chinês. Já os modelos “dois” apresentam um design, no mínimo, peculiar. Mas a Honda não desistiu.
No ano passado, a empresa anunciou uma nova geração de carros elétricos, reunidos sob a família Ye. Os modelos estrearam como protótipos — os crossovers S7 e P7, além do grande liftback GT. Agora, o primeiro dessa “nova era” foi lançado — o SUV Honda Ye S7 da Dongfeng Honda.
Curiosamente, a submarca Ye é mencionada apenas em comunicados à imprensa: no site da joint venture, o crossover é simplesmente chamado de Honda S7, e os jornalistas locais também o referem assim.
O SUV é baseado na plataforma elétrica e:N Architecture W, permitindo tração traseira ou integral. O Honda S7 mede 4,750 m de comprimento, 1,930 m de largura, 1 625 m de altura e possui uma distância entre eixos de 2,930 m. Em termos de dimensões, o crossover é comparável ao Zeekr 7X.
Desta vez, o design é impressionante, com para-choques agressivos, faróis em formato de T, luzes traseiras verticais, maçanetas retráteis e detalhes brilhantes nos arcos das rodas “facetados. O modelo também conta com câmeras no lugar dos espelhos externos tradicionais.
No interior, há um painel de instrumentos de 9,9 polegadas à frente do motorista. O tablet central gigante é composto por duas telas — uma de 12,8 polegadas e outra de 10,25 polegadas.
Veículos com câmeras externas possuem telas adicionais no lugar dos espelhos, embutidas diretamente nas portas. Além disso, há painéis sensíveis ao toque nas portas traseiras para controle climático e ajustes dos assentos.
Atualmente, o Honda S7 é oferecido em duas versões. A versão básica possui tração traseira, com um motor elétrico de 272 cavalos de potência (420 Nm). A segunda opção é a tração integral, com motores que juntos produzem 476 cavalos e 77,9 kgfm.
Ambas as versões são equipadas com uma bateria de 89,8 kWh fornecida pela CATL. O SUV com tração traseira tem uma autonomia de 650 km, de acordo com o ciclo CLTC chinês, enquanto o modelo com tração nas quatro rodas alcança 620 km. Relatórios indicam que o crossover com dois motores atinge 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
O crossover Honda S7 com tração traseira custará 259.900 yuans (aproximadamente R$ 185.000 na taxa de câmbio atual), enquanto o modelo com tração integral e dois motores custará 309.900 yuans (cerca de R$ 220.000).