Se tem um russo que não se sente ameaçado por nada, esse é o Lada Niva. O jipe soviético que atravessou quatro décadas como veio ao mundo continua a surpreender com sua longevidade, superior à do Peugeot 405…
O Niva Sport é outra variante do tradicional utilitário russo, que agora entra em produção na fábrica de Tolyatti, onde a divisão Lada Sport assumiu a fabricação dessa nova opção, desenvolvida para ter um desempenho mais esportivo.
Esse Niva Sport se apresenta com mudanças importantes em relação à versão padrão, com a introdução pela primeira vez de um motor atual, o 1.6 16V usado nos modelos Vesta e Vesta SW, mas posicionado em longitudinal.
Nesses modelos, o 1.6 16V entrega de 118 a 122 cavalos, com até 15 kgfm. Isso é bem mais que o longevo motor 1.7 8V de 83 cavalos e 13 kgfm do Niva padrão.
Raiz, o Niva Sport tem uma quinta marcha reforçada e uma nova embreagem, assim como sistema de acionamento do 4×4 do Niva Travel (ex-Chevrolet Niva). Sem o sistema Panhard no eixo traseiro, o jipe teve sua suspensão reforçada.
Com freios a disco nas quatro rodas, o Lada Niva Sport tem ainda saias de rodas maiores, rodas de liga leve aro 17 polegadas, volante em couro, bancos em dois tons, barras no teto, faróis auxiliares de LED, entre outros.
Tendo esse pacote, o Niva Sport é o começo de muitas mudanças no jipe da era soviética, pois, segundo fontes russas, o Niva regular também trocará de motor, abandonando o velhíssimo 1.7 pelo 1.6 8V de 90 cavalos, também usado no Vesta.
Essa versão é chamada de “tração dianteira”, mas é somente um modo de se referir ao motor usado no Niva atualizado, que manterá demais componentes já conhecidos.
Mesmo com estas mudanças, o Niva avança com a mesma carroceria de projeto Fiat e sem previsão de deixar a linha de montagem russa.
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