O Jeep Compass está comemorando 450 mil unidades produzidas no Brasil, com todas sendo feitas no Polo Automotivo Goiana, em Pernambuco, onde a Stellantis fabrica ainda os modelos Renegade e Commander, além da Rampage e Toro, respectivamente da Ram e Fiat.
Com mais de 42,8% de participação entre os C-SUV em 2023, o modelo é produzido no país desde 2016, renovado em 2021, trazendo mais design, tecnologia, sofisticação e performance ao segmento.
Sempre no TOP 10 de modelos mais vendidos entre os automóveis, o Jeep Compass foi um divisor de águas, abrindo espaço para concorrentes como Toyota Corolla Cross e VW Taos, porém, sem perder a primeira posição.
Feito sobre a plataforma global compacta da Stellantis, derivada da Fiat, o Compass passou a atuar numa faixa de preço e porte entre os SUVs compactos e os tradicionais utilitários esportivos de porte médio, mais caros.
Usando uma receita de 4×4 da Jeep com a força do diesel, o Compass deixou a geração anterior para trás e adotou uma configuração do melhor de dois mundos, dispondo inicialmente da motorização diesel 2.0 Multijet.
Esta se tornou acessível pelo Renegade, chegando com os mesmos 170 cavalos e 35,7 kgfm deste, que emprestou ainda a caixa automática de nove marchas e a tração permanente nas quatro rodas, privilegiando os consumidores que buscam aventura ou vivem no meio rural.
Depois, o Compass focou nos consumidores que centram suas vidas na cidade com a versão Flex, que usou o Tigershark 2.0 de até 166 cavalos com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, ampliando ainda mais a imagem premium do produto.
Logo, este se tornou insuficiente para o Compass, sendo substituído na atualização visual pelo GSE 1.3 Turbo, que entrega 180 cavalos na gasolina e 185 cavalos no etanol, além de 35,7 kgfm, mantendo as seis marchas.
Agora, o Compass focará em performance com a versão esperada Blackhawk, que terá o Hurricane 2.0 de 272 cavalos e 40,8 kgfm, com nove marchas e tração AWD. E o futuro? É tido como híbrido leve e híbrido flex.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse o nosso exclusivo Canal do Telegram!