A pesquisa eleitoral Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22.abr.22), antecipa que é provável que as eleições tenham acabem num só turno em 2022, quando observada a corrida pela cadeira presidecial.
Conforme a pesquisa contratada pela XP Investimentos, o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. Em 2º lugar, Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, tem 31% das intenções de votos, também, nas estimuladas.

Em um mês Lula (PT) e Bolsonaro (PL) subiram 1% cada. Os adversários de ideologias são respectivamente, 1º e 2º colocado, em uma distância generosa entre os demais adversários.
A nova pesquisa mostra que não é possível cravar que Lula venceria o pleito no primeiro turno. O petista tem 45% dos votos, contra 46% dos adversários somados. Por conta da margem de erro de 3,2 pontos percentuais, entretanto, a possibilidade existe e é grande.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), é o 3º colocado com 8% das intenções de voto, empatando tecnicamente com João Doria (PSDB), que tem 3%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) — cada um desses tem 2%. O restante dos nomes testados não pontuaram.
Conforme o instituto por telefone, foram ouvidos 1.000 eleitores entre os dias 18 e 20 de abril. O nível de confiança é de 95,45%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05747/2022.
ESTIMULADO – 1º TURNO:
- Lula (PT): 45%
- Bolsonaro (PL): 31%
- Ciro (PDT): 8%
- Doria (PSDB): 3%
- Tebet (MDB): 2%
- Janones (Avante): 2%
- Eymael (DC): 0%
- Felipe D´Ávila (Novo): 0%
- Vera (PSTU): 0%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 2%
ESPONTÂNEO – 1º TURNO:
- Lula (PT): 38%
- Bolsonaro (PL): 28%
- Ciro (PDT): 4%
- Doria (PSDB): 1%
- Moro (União Brasil): 1%
- Tebet (MDB): 1%
- Janones (Avante): 1%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 19%
NUM EVENTUAL 2º TURNO:
Lula ganharia contra qualquer um dos adversários testados, enquanto Bolsonaro perderia também para Ciro e empataria tecnicamente com Doria.
Veja a íntegra da pesquisa: AQUI.