event_available 31/03/2025 |
access_time 13:02 horas

Segunda e terceira fases acontecerão em junho e setembro; Dourados conta com aproximadamente 10 mil cadastros que necessitam da atualização

Centenas de famílias procuram atendimento no auditório da Prefeitura para atualizar o Cadastro Único. Foto: A. Frota

Um total de 959 atendimentos foi realizado durante a primeira etapa do Projeto Cadastro Único em Ação desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a equipe do Mais Social do Governo do Estado. O mutirão aconteceu de segunda (24) a sexta-feira (28), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

Conforme a Semas, foram 531 atendimentos previamente agendados, 368 encaixes e 60 encaminhamentos. Dos atendimentos agendados, 240 deixaram de comparecer. O mutirão teve como objetivo minimizar o índice de demanda reprimida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cadastro Único e acesso aos benefícios sociais de direitos ofertados pelos governos federal, estadual e municipal.

O projeto atingiu as metas estabelecidas pela Assistência Social. “Fiquei satisfeita com o resultado da primeira etapa do Projeto Cadastro Único em Ação. Conseguimos chegar no agendamento da primeira quinzena de maio e já estamos organizando a segunda etapa do mutirão para o mês de junho, com a expectativa de atendimento aproximado ou mais de 200 pessoas por dia, conforme orientação do prefeito Marçal Filho”, comenta a secretária de Assistência Social Shirley Flores Zarpelon.

Dos atendimentos realizados nesta primeira etapa, a maioria foi de famílias em busca de atualizar os cadastros do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do governo federal. Também houve boa procura pelos programas Mais Social e Energia Zero, do Governo de Mato Grosso do Sul, além do programa Siga Antenado.

O Projeto Cadastro Único em Ação é uma realização conjunta da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, com o intuito de diminuir a demanda reprimida de cadastros desatualizados.

Dourados conta hoje com aproximadamente 10 mil cadastros que necessitam da atualização. As próximas etapas do Projeto Cadastro Único em Ação acontecerá de 9 a 14 de junho e de 8 a 16 de setembro.