gac carros
gac carros

Embaladas pelo forte apoio do governo da China, as marcas daquele país assumiram o protagonismo da eletrificação automotiva mundial – e também dominaram os segmentos de carros elétricos e híbridos no Brasil.

Além da BYD, da GWM

(com as sub-marcas Haval, Ora e Tank), da Zeeker, da Omoda & Jaecoo, da Riddara, da Neta e da JAC (que estreou no Brasil em 2011 com modelos a combustão mas passou a importar apenas elétricos em 2022), já atua no mercado nacional de eletrificados a sino-brasileira Caoa Chery (associação do grupo brasileiro Caoa com a montadora chinesa Chery, que tem fábrica na cidade goiana de Anápolis).

Outras chinesas fabricantes de veículos elétricos – como a Geely, a Leapmotor (do grupo Stellantis), a Changan e a MG Motor – têm chegada prevista para este ano.

Quem desembarca agora é a GAC (que o marketing brasileiro apresenta como “gê-a-cê”), sigla da holding estatal Guangzhou Automobile Group.

gac aion v (1)
gac aion v (1)

Fundada em 1997 na cidade de Guangzhou e com presença em mais de 70 países, a sexta maior fabricante de automóveis da China inicia sua operação brasileira com a importação de cinco modelos: os utilitários esportivos elétricos Ayon V, Aion Y e Hyptec HT, o sedã elétrico Aion ES e o SUV híbrido GS4.

A nova marca começa com 83 pontos de venda, distribuídos entre 33 concessionárias e 50 pontos em shoppings centers. A expectativa é alcançar 120 pontos de vendas até o fim de 2025, em todas as regiões do Brasil.

Em fevereiro deste ano, a GAC inaugurou um centro de distribuição em Cajamar (SP). “O Brasil passa a ser a ‘casa’ da GAC fora da China, já que estamos falando de um mercado prioritário para a companhia globalmente.

Faremos em solo brasileiro carros com as mais modernas tecnologias do mundo”, afirma Feng Xingya, CEO do GAC Group.

gac aion v (2)
gac aion v (2)

“A GAC busca se tornar a primeira montadora chinesa com uma linha de produção integral no Brasil, abrangendo veículos a combustão, híbridos e elétricos, além de estabelecer um centro de pesquisa e de desenvolvimento no país. Pretendemos comercializar 8 mil carros até dezembro. Para 2026, a meta é vender 29 mil automóveis”, complementa Wei Haigang, presidente da GAC Internacional.

Não há definição sobre onde será a fábrica brasileira da marca, prevista para o final de 2026.

Entre seus destaques tecnológicos, a GAC aponta a plataforma energética Aion EV, a bateria Magazine 2.0, o ecossistema ADiGO (que inclui cockpit inteligente, direção assistida de nível L2 e comandos por voz com base em Inteligência Artificial) e a arquitetura eletrônica X-Soul.

Os compradores dos veículos da GAC no primeiro mês de lançamento, até 30 de junho, ganharão um carregador portátil em todos os modelos 100% elétricos – que custaria R$ 7 mil –, três anos de manutenção gratuita ou 100 mil quilômetros, dois anos de assistência da montadora 24 horas e dois anos de internet (para os modelos Aion V e Hyptec HT).

Aion V

gac aion v (3)
gac aion v (3)

O SUV elétrico médio é uma das principais apostas da GAC.

Trazido na versão Elite e com a proposta de ser um modelo equilibrado entre desempenho, autonomia e espaço interno, é oferecido no Brasil por R$ 214.990.

Com 4,60 metros de comprimento, entre-eixos de 2,77 metros e porta-malas de 427 litros, o Aion V traz visual com linhas angulares e faróis que, segundo a GAC, são inspirados nas garras de um Tiranossauro Rex.

O SUV é movido por motor de 204 cavalos e 24,4 kgfm de torque, que o leva a alcançar 160 km/h de velocidade máxima e a acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.

gac aion v (4)
gac aion v (4)

A bateria de 75,3 kWh proporciona autonomia de 389 quilômetros (Inmetro), com recarga rápida de 30% a 80% em 16 minutos (DC de 180 kW). Em carregador convencional (220V – 20A), a recarga entre 30% e 80 % leva oito horas e meia.

No interior de padrão refinado, um destaque é o compartimento integrado para transportar alimentos ou bebidas que resfria e congela até -15ºC e esquenta até 50ºC. O banco traseiro reclinável até 137 graus, no estilo da classe executiva de aviões, proporciona conforto em longas viagens.

O modelo vem com nove alto-falantes, carregador sem fio para celular, painel digital de 8,8 polegadas, tela multimídia sensível ao toque de 14,6 polegadas com conectividade Apple CarPlay (com fio) e Bluetooth, navegação nativa, Wi-Fi e V2L (capacidade de carregar aparelhos elétricos externos a partir da bateria).

gac aion v (5)
gac aion v (5)

O pacote ADAS traz piloto automático adaptativo, assistente de permanência de faixa, alerta de colisão frontal e traseira, frenagem autônoma de emergência, assistente de congestionamento e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Aion Y

gac aion y
gac aion y

Com preço de R$ 174.990 na versão Premium e de R$ 184.990 na Elite, o médio Aion Y assume a função de “SUV de entrada” da linha GAC no Brasil.

Com estilo contemporâneo e um indisfarçável tempero oriental, o Aion Y é um crossover médio urbano com 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,75 metros e porta-malas de 361 litros.

O motor elétrico de 204 cavalos e 22,9 kgfm de torque (o mesmo do Aion V) proporciona aceleração de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 150 km/h.

A bateria de 63,2 kWh (menor que a do Aion V) entrega 318 quilômetros de autonomia (Inmetro) e pode ser recarregada de 30% a 80% em 55 minutos (DC de 75 kW).

Entre os destaques do Ayon Y, estão a aerodinâmica (Cx 0,278) e as portas com grande amplitude de abertura.

No interior, além do painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e do multimídia “touchscreen” com 14,6 polegadas, há carregador por indução e sistema keyless.

O modelo oferece assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de congestionamento e piloto automático adaptativo.

Hyptec HT

gac hyptec ht
gac hyptec ht

“Top” da linha GAC no Brasil, o Hyptec HT tem a proposta de combinar alta performance e um conjunto robusto de tecnologias.

Com 4,93 metros de comprimento, 1,92 metro de largura e entre-eixos de 2,93 metros, oferece espaço para cinco ocupantes e porta-malas para até 670 litros.

O modelo chega em duas versões – Elite, por R$ 299.990, e Ultra, por R$ 349.990 – sendo a última equipada com portas traseiras estilo asa de gaivota, acionadas eletricamente.

O sistema é articulado para abrir com segurança mesmo em vagas estreitas, com sensores de proximidade e mecanismo antiesmagamento.

O motor do Hyptec HT entrega 245 cavalos de potência e 31,5 kgfm de torque.

A bateria de 72,7 kWh (fosfato de ferro-lítio), com arrefecimento líquido e arquitetura modular com proteção contra incêndio, oferece 362 quilômetros de autonomia (padrão Inmetro) e carregamento rápido de 30% a 80% em 29 minutos com carregador DC de 120 kW.

No interior com padrão requintado, destacam-se a tela multimídia de 14,6 polegadas, o painel digital, o sistema de som com 22 alto-falantes, o teto solar panorâmico fixo, os bancos com ajuste elétrico, massagem e ventilação, a câmera 360 graus, o “frunk” (compartimento frontal sob o capô) de 55 litros e compartimento adicional sob o assoalho.

O pacote ADAS inclui piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de ponto cego.

Aion ES

gac aion es
gac aion es

Modelo de entrada da linha GAC e único sedã dos lançamentos iniciais (os outros quatro são SUVs), o médio elétrico parte de R$ 169.990 na versão única Plus e é voltado ao uso executivo e corporativo.

O três volumes tem 4,81 metros de comprimento, entre-eixos de 2,75 metros e porta-malas de 453 litros.

Conta com motor de 136 cavalos e 22,9 kgfm de torque, além de bateria de 55,2 kWh, que oferece autonomia de 314 quilômetros (Inmetro). A recarga de 30% a 80% leva 37 minutos em carregador rápido (DC de 75 kW).

Por dentro, o espaço é generoso para até cinco ocupantes, mas o ambiente é mais sóbrio e simplificado em relação ao restante da linha.

O painel digital tem 3,5 polegadas, e a central multimídia tem tela de 8 polegadas.

O modelo não oferece dispositivos ADAS, porém, conta com controle de estabilidade, sensores de estacionamento, quatro airbags, ar-condicionado dual zone e assistente de rampa.

GS4

gac gs4
gac gs4

O único híbrido da GAC na estreia no Brasil parte de R$ 189.990 na versão Premium e chega a R$ 199.990 na Elite.

Combina um motor elétrico de 182 cavalos a um a gasolina 2.0 de 140 cavalos, que opera no ciclo Atkinson. A potência combinada chega a 235 cavalos.

O HEV (Hybrid Electric Vehicle) não é plug-in – a bateria de 2,1 kWh é recarregada apenas por regeneração (em frenagens e desacelerações) ou pelo motor térmico.

O conjunto proporciona autonomia de até 705 quilômetros, com consumo na cidade de 14,1 km/l e na estrada de 11,8 km/l (conforme ciclo do Inmetro).

Com 4,68 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e entre-eixos de 2,75 metros, o GS4 tem suspensão independente nas quatro rodas.

O porta-malas tem capacidade entre 638 e 1.586 litros (com a fileira traseira rebatida). O pacote de assistência à condução inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.

No interior, a tela multimídia tem 10,1 polegadas e o painel digital é de 10,25 polegadas.

O som tem seis alto-falantes (na versão Elite) e há “head-up display” (projeção de informações no para-brisa), teto panorâmico fixo, bancos com ajuste elétrico e carregador por indução.

Ficha Técnica – GAC Aion V

Motor: elétrico síncrono de ímã permanente frontal
Potência: 204 cavalos (150 kW)
Torque: 24,4 kgfm
Câmbio: automático de uma marcha
Tração: dianteira
Bateria: íons de lítio com capacidade de 75,3 kWh. Capacidade de carregamento de 6,6 kW em corrente alternada e de 180 kW em corrente contínua
Autonomia: 389 quilômetros (Inmetro)
Direção: eletricamente assistida
Carroceria: SUV de quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 4,60 metros de comprimento, 1,87 metros de largura, 1,68 metro de altura e 2,77 metros de entre-eixos
Peso: 1.920 quilos
Porta-malas: 427 litros
Suspensão: Independente, com MacPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: discos ventilados na frente e sólidos na traseira
Rodas e pneus: aro 19 em alumínio com pneus 225/45R19
Preço: a partir de R$ 214.990


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!