Subiu para 5.031 o número provisório de mortos no terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira (6).
As autoridades turcas contabilizam até o momento 3.419 vítimas e mais de 20 mil feridos, enquanto a Síria soma 1.612 mortos, incluindo áreas sob controle do regime de Bashar al-Assad e zonas rebeldes.
O balanço, no entanto, está destinado a se agravar, já que equipes de resgate ainda buscam desaparecidos nos escombros dos milhares de edifícios destruídos, mas as operações são dificultadas pelo frio do inverno no Hemisfério Norte.
Por outro lado, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que mais de 8 mil pessoas já foram salvas.
O abalo sísmico teve epicentro perto da cidade turca de Gaziantep, quase na fronteira com a Síria, e foi seguido por diversas réplicas de forte intensidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 23 milhões de pessoas tenham sido afetadas de alguma forma pelo terremoto.
A União Europeia já mobilizou 27 equipes médicas e de resgate de 19 nações, incluindo Albânia, Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, Estônia, França, Grécia, Hungria, Itália, Malta, Montenegro, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Romênia.
Da AnsaFlash