event_available 17/02/2025 |
access_time 13:23 horas

Ação visa proporcionar uma cidade mais limpa, bonita e sustentável e em breve, atingirá vários pontos da cidade com serviços de coleta de móveis inservíveis e materiais que na maioria das vezes acaba descartado em terrenos baldios e áreas públicas

Equipes fizeram o recolhimento de itens inservíveis  no Canaã I- Fotos: A. Frota

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (17), durante o lançamento do mutirão de coletas de resíduos, o que se via nas calçadas de diversas ruas do Jardim Canaã I eram itens inservíveis prontos para serem recolhidos pelas equipes da Prefeitura de Dourados. A ação estruturada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a pedido do prefeito Marçal Filho, tem como objetivo manter a cidade limpa e sustentável e segue até a sexta-feira (21) naquela região.

A população atendeu amplamente ao chamado da Prefeitura, que lançou o mutirão de coleta de resíduos simultâneo com o mutirão de limpeza naque bairro. As equipes da Semsur atuam com pás carregadeiras e caminhão recolhendo móveis, eletrodomésticos e outros resíduos em frente às casas dos moradores.

O aposentado Donizete Alves Primo, 67, aproveitou para se desfazer de itens velhos e para realizar uma limpeza total do quintal. Ele conta que fez uma ‘força-tarefa’ em casa e logo pela manhã já estava a espera do caminhão da Prefeitura. “Fiquei até meia noite ontem juntando coisas já sem utilidade, como armário, máquina de lavar e também galhos e folhas do quintal para hoje estar aqui, cedo, esperando o caminhão”, enfatizou. “Foi uma ótima ideia, a Prefeitura está trabalhando muito bem, pensando em uma cidade mais limpa, conservada, isso nunca aconteceu aqui”, apontou.

Léia e Donizete aprovaram o mutirão de limpeza no bairro Canaã I

A dona de casa Léia Ramos de Almeida, de 47 anos, também viu a ação de forma positiva e diz ter tido a oportunidade de se ‘livrar’ de itens que estavam acumulados e sem uso. Outro ponto destacado por ela é a revitalização que a Prefeitura está levando para a região. “Acredito que sou uma das mais antigas moradoras aqui do bairro e agora vemos a Prefeitura trabalhar de verdade”, argumentou. “Eu já aproveitei e coloquei aqui garrafas, móveis velhos, coisas que a gente tem dificuldade de descartar, pois não tem na coleta normal; então, foi muito útil”, continuou. “Soube que também estão levando limpeza, iluminação e pintando a praça, essa administração mal começou e já vemos um trabalho sendo feito pensando no povo”, destacou.

Além do recolhimento de itens inservíveis da frente das casas até a quarta-feira (19), as caçambas ficarão disponíveis até a sexta-feira (21) para uso da população, na praça do bairro, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e na Escola Municipal Sócrates Câmara. Durante toda a semana, a equipe da Semsur atua no bairro ainda com poda, roçada, limpeza de bueiro, entre outras ações que visam limpeza e agregam a saúde pública.

O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, destaca sobre a participação maciça da comunidade local no mutirão e ressalta que a determinação do prefeito Marçal Filho é que as atividades aconteçam em vários bairros da cidade. “A população respondeu ao chamado do município e é isso justamente o que queremos que a população, ao invés de descartar lixo nas ruas, coloque na frente das suas casas para que possamos estar recolhendo e dando o destino necessário a esses produto”, explica. “Esse é um projeto-piloto aqui no Canaã I, com foco em uma cidade mais limpa, bonita e sustentável e o direcionamento do prefeito Marçal Filho é que aconteça semanalmente em outras regiões”, enfatizou.