A Ford está colocando seus funcionários de linha na fábrica em Colônia, na Alemanha, em regime de trabalho reduzido devido à queda na demanda por carros elétricos na Europa.
Segundo o jornal Kölner Stadt-Anzeiger, os empregados passarão a alternar entre uma semana de trabalho e uma semana de folga até as férias de Natal. O jornal citou um memorando interno enviado aos funcionários que dizia: “Estamos produzindo mais carros do que conseguimos vender.”
Um porta-voz da Ford informou à agência de notícias DPA que a “demanda significativamente menor do que o esperado por veículos elétricos, especialmente na Alemanha, exige um ajuste temporário dos volumes de produção.”
A Ford começou a fabricar EVs em Colônia após interromper, em julho de 2023, a produção do Fiesta, um compacto com motor a combustão.
A produção do SUV Explorer iniciou em junho deste ano, seguida pelo modelo crossover Capri, que também é baseado no Explorer, adicionado à linha em setembro.
Para essa transição, a Ford investiu US$ 2 bilhões na adaptação da fábrica para a produção dos modelos Explorer e Capri, ambos construídos na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, em uma parceria industrial entre as duas empresas.
A demanda fraca por EVs na Europa tem criado problemas para diversas montadoras.
Preços elevados, incerteza quanto aos incentivos para compra, confusão em relação à proibição de motores a combustão da União Europeia para 2035, a falta de infraestrutura de carregamento e pressões inflacionárias são fatores que contribuem para a baixa procura.
A Ford foi particularmente afetada por essa queda na demanda, pois tem poucos modelos a combustão para equilibrar as baixas vendas de EVs. A empresa vem reduzindo sua atuação no segmento de carros de passeio na Europa para focar em veículos comerciais leves mais rentáveis, como a linha Transit.
A montadora também planeja encerrar a produção do modelo compacto Focus em Saarlouis, Alemanha, no próximo ano, e está buscando investidores para assumir a fábrica.
As vendas de carros de passeio da Ford na União Europeia, na Associação Europeia de Livre Comércio e no Reino Unido caíram 18%, somando 326.975 unidades até setembro, enquanto o mercado total caiu 4,2%, segundo a ACEA, associação do setor.
A participação de mercado da Ford reduziu-se de 4,1% para 3,3%.
Para 2025, a Ford planeja reduzir os turnos de trabalho na fábrica de Colônia.
Os trabalhadores depositam suas esperanças na possibilidade de o governo alemão introduzir incentivos que estimulem a compra de carros elétricos, embora, devido à instabilidade na coalizão governamental e à eleição geral marcada para 23 de fevereiro, isso pareça improvável.
Segundo a DPA, a Ford reduziu sua força de trabalho em Colônia de 20.000 para 13.000 funcionários desde 2018.
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