event_available 25/02/2025 |
access_time 12:56 horas
Equipes atuaram com caminhões e pá carregadeira na região nesta terça-feira para concluir o recolhimento de materiais inservíveis e servidores do Centro de Controle de Zoonoses fizeram visitas domiciliares para levar orientações de saúde aos moradores

CCZ orientou moradores sobre cuidados gerais para evitar doenças e ajudar no controle de escorpião. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados finalizou nesta terça-feira (25) a retirada de resíduos no Jardim Canaã I e fez orientações de saúde para as famílias. A ação foi determinada pelo prefeito Marçal Filho após equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) terem constatado que terminado o mutirão de limpeza realizado na região na semana anterior, ainda havia necessidade de recolher inservíveis da frente das residências. Com menos de dois meses de novo governo, a população começa a entender que uma cidade limpa e bem cuidada é melhor para todos.
Equipes atuaram com caminhões e pá carregadeira na região e servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram visitas domiciliares para levar orientações de saúde aos moradores. “Notamos que devido ao sucesso da ação, a população ainda descartou resíduos no final da semana e optamos por voltar e recolher, sempre pensando no zelo com a cidade e na prevenção de doenças”, disse Ângelo Augusto Gomes dos Santos, secretário adjunto da Semsur. Ele recordou ainda que o mutirão de limpeza e coleta de resíduos desta semana acontece nos bairros Jóquei Clube e Vila São Brás.
Para intensificar a conscientização junto a população da importância de manter a limpeza nos quintais, o prefeito Marçal Filho, juntamente com a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, levou orientações sobre a prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti e também do escorpião, ações fundamentais em todas as épocas do ano, principalmente no verão. “Estou de volta ao Canaã I, pois depois do mutirão da prefeitura, várias pessoas colocaram inservíveis para fora e nós estamos passando para recolher novamente hoje”, destacou Marçal. “Estou juntamente com a equipe do CCZ para reforçarmos para as pessoas que essa ação não visa só o asseio o embelezamento, isso é importante, mas também a prevenção de doenças”, comentou o prefeito.
Marçal Filho enfatizou ainda que essas ações, além de deixarem a cidade mais limpa, agradável e bonita, também têm um elevado potencial de prevenção. “Esse período chuvoso é preciso que todos se atentem ainda mais com Aedes aegipty, que é vetor da dengue, zika e chikungunya e tenham preocupação em evitar os escorpiões. Temos conversado sobre isso com as famílias douradenses”, completou.
Priscila da Silva, coordenadora do CCZ, destacou que ao adotar algumas ações no dia a dia, as pessoas podem contribuir significativamente com a redução dos casos de dengue, zika e chikungunya. “É preciso recolher qualquer objeto do quintal que possa acumular água, estar atento aos recipientes das plantas, não deixar vasilhas ou pneus espalhados, pois o mosquito vetor destas doenças se aproveita desses pontos para se reproduzir”, argumentou.
CUIDADO COM ESPORPIÕES
Já para evitar acidentes com escorpião, Priscila ressaltou que é importante evitar lixo no quintal, manter a dedetização regular, entre outras atitudes que ajudam no controle. “Importante é evitar madeira no quintal, entulho, matéria orgânica, pois os escorpiões podem se esconder nesse lixo e durante a noite sair e aproveitar qualquer fresta para adentrar as residências”, explicou. “Importante também tampar os ralos para evitar o acesso do escorpião pelo esgoto, fazer o controle das baratas, que é o principal alimento do escorpião, e, desta forma, evitar as condições de abrigo e de alimento, prevenir os acidentes”, concluiu.
O CCZ ressalta que em caso de acidentes com escorpião, a pessoa deve se dirigir imediatamente à unidade de saúde mais próxima. O contato do Centro para sanar dúvidas sobre o assunto é 2222-2074.
Para o autônomo Nilson Araújo da Silva, 66, as ações da prefeitura foram muito válidas para o bairro. Ele cita que aproveitou para remover muitos resíduos do quintal, parte na semana anterior e parte no final de semana. Disse ainda estar empenhado para ajudar a cidade a ter menos casos de doenças. “Aproveitei para retirar bastante sujeira que eu tinha em casa, tanto que só na semana passada não tinha conseguido e agora coloquei tudo para recolherem e foi muito boa essa ação, que está ajudando muitos, que por exemplo, como eu mesmo, só tenho uma ‘motinha, então tenho não tenho condições de ir a um ecoponto, nem de pagar uma caçamba”, explicou. “Nunca tinha visto um trabalho da prefeitura, está sendo um diferencial e acredito que vai mudar a cidade e evitar a dengue e escorpião”, ponderou.
Para a aposentada Francina da Silva, 71, o momento foi de fazer uma limpeza no quintal juntamente a toda a família. Ela cita que a prefeitura contribui com a saúde de todos e com uma cidade melhor. “Eu e meu neto estivemos tirando telhas, pia velha, coisas que estavam aí para jogar fora e a prefeitura vim recolher ajuda muito”, comentou. “Penso que isso é importante para uma Dourados mais limpa e está trabalhando com as pessoas a prevenção da dengue e de insetos”, destacou a moradora.

