event_available 28/03/2025 |
access_time 11:38 horas

A comercialização do pescado, eviscerado e congelado, durante o evento respeitará as normas sanitárias municipais, estaduais e federais vigentes para garantir que as famílias tenham acesso a peixes de qualidade

Seleção visa piscicultores que disponham de peixes adultos em quantidade e qualidade adequadas para a oferta na 1ª Festa da Páscoa de Dourados. Foto: Arquivo/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para seleção de piscicultores que desejam comercializar pescados, eviscerados e congelados, na 1 ª Festa da Páscoa, entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de chamada pública foi divulgado no Diário Oficial desta quinta-feira (27).

O documento visa a inscrição e seleção de piscicultores integrantes da agricultura familiar do município de Dourados e municípios limítrofes (Rio Brilhante, Maracaju, Douradina, Itaporã, Ponta Porã, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Caarapó, Deodápolis), para ocuparem 10 espaços de comercialização de pescados. Entre os critérios estão que os cadastrados (pessoas físicas) disponham de peixes adultos em quantidade e qualidade adequadas para a oferta no evento, tópicos que devem ser observados  no edital.

Serão inicialmente ofertadas 80% das vagas para piscicultores instalados em Dourados e 20% para piscicultores de municípios limítrofes. A Semaf destaca que o piscicultor proponente deverá estar em conformidade com a legislação tributária e sanitária animal vigentes, em condições de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal do pescado, cabendo a ele arcar com todos os custos relacionados.

Cada produtor selecionado poderá comercializar, em média, 1.000 Kg de pescado eviscerado e congelado, em um total estimado de 10 (dez) toneladas. Com relação ao abate do pescado, a Prefeitura de Dourados, por meio da Semaf, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), disponibilizará, ao piscicultor inscrito e selecionado, local devidamente inspecionado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Dourados (Simd), para que ele possa realizar o abate e outros procedimentos.

A comercialização do pescado, eviscerado e congelado, durante o evento respeitará as normas sanitárias municipais, estaduais e federais vigentes.

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, localizada na Rua José Luiz da Silva, 3.350, no bairro Terra Roxa II, no período de 28/03/2025 a 02/04/2025, no horário das 08h às 13h, nos dias úteis. A ficha de inscrição está disponível no Diário Oficial, nº 6.347, de quinta-feira (27), divulgado no site oficial da prefeitura.

A FESTA DA PÁSCOA

A festa começa no dia 17 de abril, uma quinta-feira, e termina dia 20, domingo de Páscoa, data que também é véspera do feriado de Tiradentes, com uma estrutura gigantesca para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.

O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de Festa da Páscoa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson e as atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil.

A 1ª Festa da Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.