event_available 07/04/2025 |
access_time 13:18 horas
Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha de vacinação e Dourados já está com uma cobertura significativa, de acordo com o Núcleo de Imunização

Vacina é uma forma de prevenção contra complicações da gripe, que podem levar a internações e até mesmo ao óbito- Crédito: A. Frota
Nesta segunda-feira (07), a campanha nacional de vacinação contra a Influenza começa a nível nacional, mas, em Dourados, a ação foi iniciada desde o dia 01 e, no final de semana inclusive, houve plantão no Pronto Atendimento Médico (PAM) com um alcance expressivo. Mais de 300 pessoas foram imunizadas contra a doença, somente entre os dias 5 e 6, por meio do trabalho da Prefeitura, coordenado pelo Núcleo de Imunização.
A intenção foi atender as pessoas que não conseguem se vacinar durante a semana, diante da jornada de trabalho e/ou outras responsabilidades. A determinação do prefeito Marçal Filho para as equipes de saúde é um trabalho que oriente a população sobre a importância da prevenção e atue de formas que facilite o acesso às dosagens.
Além das doses contra a influenza, somente no final de semana, as equipes ministraram 128 vacinas contra a Covid. Ao todo, o município já alcançou cerca de 3 mil pessoas com as doses da influenza e já figura com um índice significativo, considerando que em muitas cidades a campanha começa apenas hoje. A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Conforme o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação abrange crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais.
Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização na prevenção de complicações da gripe. Vale destacar ainda que com a proximidade do inverno e o aumento de casos de doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde reforça o alerta para que os grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação o quanto antes.
Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, durante todo o mês de abril, ações de aplicação da dose contra a Influenza no PAM, durante os finais de semana devem persistir, tendo em vista alcançar ainda mais a cobertura dos grupos prioritários. Durante a semana, as doses estão disponíveis no PAM e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).