Médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas e outros profissionais da saúde poderão ter o direito a ingressos com desconto de 50%. A meia entrada é prevista no Projeto de Lei 28/2025, protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta terça-feira (18) pela deputada Lia Nogueira (PSDB).
De acordo com a proposta, a meia entrada será relativa a ingressos para eventos artísticos, cinematográficos, teatrais e desportivos realizados em Mato Grosso do Sul. O benefício não pode estar condicionado a restrições de dias e horários. Para ter direito ao desconto, o profissional deverá apresentar documentos comprobatórios, como carteira de identificação da categoria.
A deputada afirma que a concessão de meia entrada é uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde e destacou o papel que tiveram durante a pandemia da Covid 19. “Durante períodos de crise, como evidenciado pela pandemia da Covid 19, os profissionais da saúde demonstraram dedicação incondicional ao bem-estar coletivo, muitas vezes enfrentando jornadas exaustivas e situações de risco”, disse a deputada na justificativa da proposta.
Lia Nogueira também considera que “o acesso facilitado a atividades culturais, de lazer e desportivas é uma forma de promover a saúde mental e o bem-estar desses trabalhadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o equilíbrio emocional”.
O projeto deve ser lido na sessão desta quarta-feira (19). Ficará, na sequência, em período de pauta para eventual recebimento de emendas e, depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, continuará tramitando, passando por votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.