Foi protocolado nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 106/2025, de autoria do deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul o “Festival Internacional da Carne”.

O Festival Internacional da Carne, promovido pela Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul) em conjunto com outras instituições e apoiadores, será realizado anualmente no mês de setembro, e tem como objetivo divulgar e fomentar negócios, tecnologias e produtos derivados da pecuária sul-mato-grossense. “O festival é um evento que celebra a cultura da pecuária sul-mato-grossense, setor que desempenha papel central na história, na economia e na identidade do Estado. A realização do festival promove não apenas a valorização das tradições locais, mas também a dinamização da economia, com a geração de aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos, movimentação de cerca de 250 negócios e a expectativa de receber 30 mil visitantes. Além do seu impacto econômico, o festival apresenta forte caráter social e educacional”, explicou o parlamentar.

 Entre as contrapartidas sociais oferecidas estão a realização de quatro workshops gratuitos, minicursos, apresentações teatrais e musicais abertas ao público, além de shows gratuitos e campeonatos de assadores e chefs, democratizando o acesso à cultura e ao conhecimento. Conforme o texto, a institucionalização do Festival Internacional da Carne no calendário oficial reforça o compromisso do Estado com a promoção da cultura, da economia e do turismo sustentável, incentivando a continuidade e a expansão do evento que tão positivamente contribui para o fortalecimento da nossa identidade e para o desenvolvimento regional.