event_available 16/04/2025 |
access_time 13:31 horas
Para que a pesca ocorra com tranquilidade e dentro dos padrões ambientais exigidos pela legislação, a Semaf destaca normas que precisarão ser seguidas por toda a população, entre as quais estão a proibição do uso de qualquer tipo de apetrecho

Lago recebeu 2,5 toneladas de peixe e regras para pescaria serão fiscalizadas com rigor. Foto: A. Frota
A fiscalização das regras para a pescaria na 1ª Festa da Páscoa será rígida e quem infringir as normas será proibido de seguir pescando. A atividade estará liberada entre os dias 17 e 20 de abril no Parque Ambiental Antenor Martins. A ação está sendo estruturada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e o lago do parque recebeu no começo da semana 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga.
Para que a pesca ocorra com tranquilidade e dentro dos padrões ambientais exigidos pela legislação, a Semaf destaca normas que precisarão ser seguidas por toda a população, entre as quais estão a proibição do uso de qualquer tipo de apetrecho e limitação de três exemplares por pescador. Também estará proibida a circulação de veículos no interior do parque, exceto os oficiais.
O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, ressalta que todas as ações estão sendo traçadas com o intuito de proporcionar uma grande festa, com ambiente familiar e atrações diversas, conforme recomendações do prefeito Marçal Filho. “As atividades estão sendo planejadas de acordo com o pedido do prefeito, sempre pensando em qualidade, segurança e formas de serem atrativas para todas as idades”, aponta.
No dia 17 de abril (amanhã), das 7h às 17h, a pesca será permitida para pessoas com deficiência e idosos, além de crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Nos dias 18, 19 e 20, das 7h às 17h, será permitida a pesca para a população em geral. Essa regra será rigidamente fiscalizada pelos servidores que estão trabalhando no apoio à Festa da Páscoa.
REGRAS DA PESCARIA
Será permitido o uso de somente uma linha de pesca na água, por pescador, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa. Durante a pesca será proibida a utilização de qualquer apetrecho que esteja em desacordo com a legislação vigente, tais como redes, tarrafas, “joão bobo”, espinhel, etc.;
Fica proibida a alimentação dos peixes no lago pela população, com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros, durante o evento. A participação de crianças até 12 anos será permita somente se acompanhadas dos pais ou responsável. Fica expressamente proibida a entrada de bebidas alcoólicas, em cooler ou outros meios de alocação.
Fica expressamente vedada a entrada e o consumo de qualquer bebida que estejam acondicionadas em recipiente de vidro. Fica autorizada a entrada de cadeiras, assentos e alimentos para consumo no local. Fica vedada a comercialização de alimentos, bebidas ou qualquer insumo nas imediações do Parque Antenor Martins, sem expressa autorização da SEMAF;
Fica estabelecido que a entrada e saída dos participantes da pesca serão realizadas exclusivamente pela portaria principal do evento, à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, em local identificado. Fica estabelecido que o peixe capturado mediante pesca poderá ser levado para casa pelo participante, sem qualquer custo. Estabelece-se o limite de apenas três exemplares de peixe por pescador.
Fica terminantemente proibida a entrada de qualquer veículo dentro no parque durante o período de pesca, salvo veículos oficiais e da organização do evento. Fica estabelecido que o usuário/participante que descumprir as regras deste regulamento será retirado do local e não poderá participar da pesca, nos outros dias do evento;
Fica estabelecido que os participantes deverão recolher todos os resíduos sólidos – lixo, gerados por eles e pelos que estiverem sob sua responsabilidade durante e no local do evento, devendo acondicioná-los em sacos próprios e depositá-los nos locais indicados. Fica terminantemente proibida a entrada e execução de qualquer tipo de aparelhagem sonora dentro das imediações do Parque Antenor Martins durante o evento.
A FESTA
A 1ª Festa do Páscoa será realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Haverá uma super estrutura para abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças.