A Renault e a Geely anunciaram em conjunto hoje um acordo para expandir sua cooperação estratégica na produção e comercialização de novos veículos zero e de baixas emissões por meio da Renault do Brasil.
A Geely deve investir na Renault do Brasil para se tornar um acionista minoritário, permitindo que a empresa tenha acesso à infraestrutura de produção local, vendas e serviços.
Todavia, o negócio continua sujeito à assinatura dos acordos definitivos e aprovações prévias das autoridades regulatórias.
A chinesa usará o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, para a produção destes novos veículos, tanto para a Geely como para a Renault, além da atual gama de modelos da marca francesa.
Na área de vendas, a Renault deve se tornar o distribuidor do portfólio de modelos de veículos zero e de baixas emissões da Geely no Brasil, como a Stellantis fará com a Leapmotor, por exemplo.
Com isso, a Geely deve se beneficiar da força comercial da Renault no país, acelerando a expansão do negócio da empresa no Brasil.
O acordo tem um grande peso internacional, com assinatura presenciada pelo próprio Li Shufu, fundador da Geely, além de Eric Li, Chairman do Geely Holding Group, Luca de Meo, CEO do Renault Group e Daniel Li, CEO da Geely Holding Group.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, comentou: “A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores”.
Meo continua: “Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!