Riedel espera por rápida reabertura do mercado externo para frango de MS
Governador Eduardo Riedel durante evento em Campo Grande neste sábado. (Foto: Osmar Veiga)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou neste sábado (dia 17), em Corumbá, que espera pela reabertura num prazo curto do mercado internacional para a carne de frango produzida em Mato Grosso do Sul. Apesar de o foco da gripe aviária ser em granja comercial no Rio Grande do Sul, países como China e União Europeia suspenderam as importações de frango proveniente de todo o Brasil.

O governador Eduardo Riedel manifestou otimismo quanto à rápida reabertura do mercado internacional para a carne de frango produzida em Mato Grosso do Sul, após suspensão das importações por países como China e União Europeia devido a um caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul. Mato Grosso do Sul, que mantém protocolo permanente contra a doença, exportou 49,6 mil toneladas de carne de frango no primeiro trimestre de 2024, gerando receita de US$ 103,3 milhões. A China foi responsável por 16,3% desse faturamento, adquirindo 7,17 mil toneladas do produto.

“Afeta grandes mercados produtores, como o Mato Grosso do Sul. Então, temos que aguardar o desdobramento, porque normalmente quando isso acontece, se o protocolo sanitário é realizado, eles reabrem num prazo curto. Se isso acontecer, o impacto é menor. Mas se houver novos problemas ou o protocolo tiver alguma dificuldade, ele pode se agravar. Mas a expectativa é que a gente consiga rapidamente, enquanto País, dar essa resposta e normalizar a exportação”, afirma Riedel.

Ainda de acordo com o governador, Mato Grosso do Sul mantém protocolo permanente contra a gripe aviária. Ele foi a Corumbá para acompanhar o Festival América do Sul.

Em 2023, o Estado teve caso em aves domésticas no município de Bonito, a 257 km de Campo Grande. Na ocasião, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou a presença do vírus da IAAP – H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) nos animais, criados para subsistência.

Segundo dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), MS exportou 49,6 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e março deste ano, com faturamento de US$ 103,3 milhões, um aumento de 33% na receita e 27% no volume em relação ao mesmo período de 2024. A China foi responsável por 16,3% dessa receita, com a compra de 7,17 mil toneladas, o equivalente a cerca de 200 carretas carregadas com o produto.

Conforme o Ministério da Agricultura, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.

 Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.